Tenho pensado em seriamente mudar meu SO pra Linux, vai acontecer dentro de alguns meses quando eu estudar melhor e mais a fundo as distros do linux. Queria saber dos usuários de linux que distros vocês recomendam para a programação específico? Ou então alguma que seja equilibrada para desempenhar diversas funções.
Dei uma olhada no canal do DioLinux e fiquei bastante empolgado!
Vou deixar alguns vídeos aqui que me fizeram sentir que ARCH LINUX GUI agora com a instalação mais intuitiva é pra mim!! Fora ela, ouvi falar muito bem da Pop!_OS e também da Fedora, lamentavelmente vejo Ubuntu e Mint como “ultrapassadas” de certa forma.
[esse vídeo das comparações contém informações muito boas!!]
Usei Linux por uns 3 meses mas voltei pro Windows 11, senti que minha curva de aprendizagem estava sendo bem influenciada por conta disso, pois ainda estava/estou aprendendo sobre o SO. Mas no geral, muito bom!
Estou usando POP_OS já tem 1 ano e eu gosto demais da interface e Fedora usei alguns meses também não vi nada demais em questão de desempenho, só não usei mais porque gostei mais da GNOME do POP_OS
Mas eu sugiro você criar uma máquina virtual e testar o que lhe agrada mais, estudar um pouco sobre cada distro em especifico se atende aquela sua necessidade. As duas distros que falei antereiormente eu super indico
Confesso que me dá um pouco de receio também por conta disso. Vi que a Arch Linux é pra usuários mais avançados, tudo executado pelo terminal. Talvez eu vá com alguma mais intuitiva e iniciante para começar!
A POP_OS parece realmente ser muito bacana. Acho que vai ser meu primeiro passo no mundo linux. Os vídeos que mandei realmente empolgam, ela parece também ser bem fácil de instalar e se adapatar. Você sofreu muito pra se adaptar? Com certeza criarei uma máquina virtual primeiro!!
Usar o linux no lugar do Windows é uma boa na minha opinião. Já testei várias distros, mas o que eu uso e recomendaria é o Ubuntu, foi com toda certeza o que eu menos tive bugs ou problemas de compatibilidade com hardware, é bem estável, e não é tão complicado de lidar com a interface no caso de quem está acostumado com Windows.
Como iniciante, recomendo usar a mais popular mesmo, pq qualquer dúvida que você tiver alguém em algum fórum já teve. Usei Ubuntu por anos, e umas variações como xubuntu que era mais leve. Depois de um tempo usando windows voltei e estou usando o Mint e estou amando demais. Meu notebook é antigo, um i3 5gen, 4 de ram, trava ainda com o VSCODE, trava. Mas no windows tava impossível de usar, era digitar uma linha de código e esperar 5 minutos.
Editando pq lembrei de uma coisa. Você pode instalar num pendrive e usar em qualquer máquina sem instalar a distro na máquina. É uma boa pra testar