[LINUX] Melhores distros de linux para programação?

Boa noite comunidade,

Tenho pensado em seriamente mudar meu SO pra Linux, vai acontecer dentro de alguns meses quando eu estudar melhor e mais a fundo as distros do linux. Queria saber dos usuários de linux que distros vocês recomendam para a programação específico? Ou então alguma que seja equilibrada para desempenhar diversas funções.

Dei uma olhada no canal do DioLinux e fiquei bastante empolgado!

Vou deixar alguns vídeos aqui que me fizeram sentir que ARCH LINUX GUI agora com a instalação mais intuitiva é pra mim!! Fora ela, ouvi falar muito bem da Pop!_OS e também da Fedora, lamentavelmente vejo Ubuntu e Mint como “ultrapassadas” de certa forma.
[esse vídeo das comparações contém informações muito boas!!]

4 Likes

Usei Linux por uns 3 meses mas voltei pro Windows 11, senti que minha curva de aprendizagem estava sendo bem influenciada por conta disso, pois ainda estava/estou aprendendo sobre o SO. Mas no geral, muito bom!

2 Likes

Estou usando POP_OS já tem 1 ano e eu gosto demais da interface e Fedora usei alguns meses também não vi nada demais em questão de desempenho, só não usei mais porque gostei mais da GNOME do POP_OS

2 Likes

Mas eu sugiro você criar uma máquina virtual e testar o que lhe agrada mais, estudar um pouco sobre cada distro em especifico se atende aquela sua necessidade. As duas distros que falei antereiormente eu super indico

2 Likes

Confesso que me dá um pouco de receio também por conta disso. Vi que a Arch Linux é pra usuários mais avançados, tudo executado pelo terminal. Talvez eu vá com alguma mais intuitiva e iniciante para começar!

1 Like

A POP_OS parece realmente ser muito bacana. Acho que vai ser meu primeiro passo no mundo linux. Os vídeos que mandei realmente empolgam, ela parece também ser bem fácil de instalar e se adapatar. Você sofreu muito pra se adaptar? Com certeza criarei uma máquina virtual primeiro!!

1 Like

Usar o linux no lugar do Windows é uma boa na minha opinião. Já testei várias distros, mas o que eu uso e recomendaria é o Ubuntu, foi com toda certeza o que eu menos tive bugs ou problemas de compatibilidade com hardware, é bem estável, e não é tão complicado de lidar com a interface no caso de quem está acostumado com Windows.

1 Like

Como iniciante, recomendo usar a mais popular mesmo, pq qualquer dúvida que você tiver alguém em algum fórum já teve. Usei Ubuntu por anos, e umas variações como xubuntu que era mais leve. Depois de um tempo usando windows voltei e estou usando o Mint e estou amando demais. Meu notebook é antigo, um i3 5gen, 4 de ram, trava ainda com o VSCODE, trava. Mas no windows tava impossível de usar, era digitar uma linha de código e esperar 5 minutos.

Editando pq lembrei de uma coisa. Você pode instalar num pendrive e usar em qualquer máquina sem instalar a distro na máquina. É uma boa pra testar :v:t2:

1 Like