Material em texto da aula 2. Ferramentas do Google, da Playlist: Tecnologias para ecommerce, da semana 8

Uma coisa que eu não gosto é quando a pessoa que está dando a aula, lê uma tonelada de informações mas não coloca essas informações nos slides, se a pessoa que já atua na área precisa recorrer a um material para falar do assunto, devido a grande quantidade de informações, imagine eu que estou aprendendo sobre o assunto…

Enfim, desabafo feito, segue o que foi falado durante a aula de 5min.

Google Analytics

  • Uma das principais ferramentas de Web Analytics do mercado
  • Grande quantidade de informações coletadas
  • Gratuito e de fácil instalação

A ferramenta possui uma conta de demonstração, disponibilizada com dados reais para que possamos dar os primeiros passos e entendermos como utilizar melhor os seus recursos.

Os dados são apresentados em formato de relatório diário, semanal ou mensal, e trazem análise de trafego e interação dos usuários.

image

O primeiro passo para utilizar essa ferramenta é criar uma conta e registrar os dados de usuário da sua marca, após esse processo você receberá um código de acompanhamento que será utilizado para conectar o Google Analytics ao seu site, na sequencia é necessário implementar esse código no seu código fonte, no código fonte da sua plataforma, para isso basta copiar e colocar esse código antes do fechamento da TAG da página principal do seu site, pronto, agora você já possui o Google Analytics integrado a sua plataforma e poderá iniciar a análise do trafego das páginas configuradas.

Outra importante ferramenta desenvolvida pelo Google que auxilia bastante na análise de melhoria e desempenho do seu site é o Google Search Console, essa ferramenta possui uma série de recursos que possibilitam a análise do desempenho em pesquisas do Google, e ajuda a garantir que a sua plataforma apareça nas buscas dos seus clientes, ou seja, ele te mostra a relevância do seu site de acordo com o Google, das pesquisas orgânicas, através dos seu relatórios é possível identificarmos os principais problemas de performance e de tráfego do seu site, a ferramenta também apresenta diversas sugestões de melhorias e tudo isso de forma gratuita.

Para utiliza-la basta acessar a página Google Search Console, informar o domínio ou prefixo URL do seu site, no primeiro acesso a plataforma fornecerá um código TXT que deve ser adicionado ao servidor DNS do seu site, somente a partir dessa inclusão no servidor de hospedagem da sua plataforma a ferramenta estará de fato ativa, e após essa etapa você receberá uma mensagem de propriedade verificada automaticamente, sendo a coleta de dados bem como a criação de relatórios iniciados a partir desse momento.

Os principais elementos em que devemos ficar atentos na análise da ferramenta são, o desempenho que mostra o posicionamento em pesquisas orgânicas do Google, a quantidade de cliques, ou seja, a quantidade de vezes em que alguém clicou no seu link para acessar a plataforma, e o total de impressões da plataforma, isto é, a quantidade de vezes em que seu site apareceu como resultado numa pesquisa no Google.

O Page Speed é outra importante ferramenta de análise de desempenho de uma página, ele entrega dados sobre a exibição e o tempo de carregamento do conteúdo do seu site, e elementos que impactam diretamente na experiência do usuário na plataforma, além de trazer uma análise do desempenho geral da página, a ferramenta também aponta sugestões de como melhorá-la, ela permite a identificação e a correção de vários elementos que façam com que a página possa carregar mais rápido, melhorando não só a experiência do usuário, mas também o posicionamento das suas pesquisas orgânicas no Google.

Para utilizar a ferramenta basta acessar a página Page Speed e informar o endereço do site que você queira analisar. O primeiro ponto que podemos identificar nos relatórios apresentados pela ferramenta é a possibilidade de análise da versão Desktop e Mobile, já que essas são duas experiências distintas para o usuário.

Os principais dados apresentados mostram uma análise do tempo, do carregamento do conteúdo como um todo na plataforma, o tempo necessário para que a página seja de fato interativa, ou seja, o tempo real que levou para que o usuário possa navegar no seu site, e uma série de outras informações de valor que te ajudam a melhorar sua estratégia online.

Agora vamos conhecer um pouquinho sobre outra ferramenta importante do Google, o Google Trends.

Essa solução nos permite identificar quais os assuntos mais buscados e logo mais relevantes para os usuários na Internet, a partir de buscas de palavras chave ou temas, visualizamos um ranking de relevância e acesso destes conteúdos, refletindo o interesse e o comportamento do público dentro de um determinado espaço de tempo, essa é uma importante ferramenta para guiar produção de conteúdo e o planejamento de campanhas de uma marca.

Para utiliza-la basta acessar a página do Google Trends e digitar o termo de busca ou sua palavra-chave, no nosso exemplo procuramos a palavra “gato”, e tivemos como output relatórios mostrando as pesquisas e o crescimento das buscas por esse termo no períodos dos últimos 12 meses, pelos usuários do Brasil, outro importante recurso disponibilizado por esta ferramenta, é justamente essa segmentação por períodos de tempo e localização geográfica, permitindo dados mais apurados de um segmento de público bem definido.

22 Likes

Bom dia
Muito Obrigado
Realmente eu estava meio que perdido nas aulas, tentando acessar as ferramentas pelos links mostrados nos videos mas, com esse seu tópico, eu obtive uma grande ajuda.
Valeu mesmo.
Um grande abraço

1 Like

Valeu!!

1 Like

Salvando aqui valeuuu

1 Like

Olá!!! Muito obrigada por compartilhar!!! Valeu mesmo!!

1 Like

Arrasou! Muito bom para compensar a falta das informações completas. Muito show sua iniciativa de empatia. Com certeza é de grande auxílio para continuar nessa jornada. Obrigada!

2 Likes

Obrigado por compartilhar a informação, acredito que assim como eu, muitos colegas do HC trabalham e tem que otimizar ao máximo o tempo disponível. Esse tipo de conteúdo é muito valioso para nós. Mais uma vez, muito obrigado.

1 Like

Valeu! Muito obrigado por compartilhar.

1 Like

obrigado vlw ae

1 Like

Gratidão pela informação! Uma mão lava a outra e as duas lava os pé :heart_eyes:

1 Like

parabens pela iniciativa :slightly_smiling_face:

1 Like

Valeuuu kkk salvo +1

1 Like