Material em texto das aulas 9, 10 e 11, da Playlist: Introdução ao Digital Commerce, da Semana 8

Nestas aulas os slides foram mais focados em figuras, o que pra consultar não é tão legal, então eu transcrevi a explicação dela, e vou compartilhar para que vocês não tenham o trabalho que eu tive:

Aula 9 - O que é um adquirente

Adquirentes (ou credenciadoras) são empresas como Stone, Cielo, Rede, Getnet que liquidam transações financeiras por meio de cartões de crédito e débito.

Liquidar é um termo técnico do mercado financeiro que na prática significa que o pagamento foi repassado até o seu destino.

Então, o que uma adquirente faz?

O adquirente é responsável por fazer com que uma compra de cartão vá do cliente para o logista

E, como funciona o processamento de uma transação?

Primeiro é importante ressalvar que o adquirente é apenas um intermediador, que liga o lojista com a bandeira e o banco emissor, então quando você processa uma compra numa maquinha de cartão ou numa loja virtual, o adquirente se comunica com esses dois personagens para poder processar a transação, parece complexo mas isso é feito em segundos.

Compra virtual x Compra física

Loja Física

Na loja física o processo é mais simplificado por conta do uso da maquinha, essa transação é conhecida como transação de cartão presente, porque a gente coloca o cartão na maquinha e digita a senha, isso faz com que o nível de segurança tanto para o lojista quanto para o cliente seja muito maior.

Neste tipo de venda estão incluidos o cliente, o lojista, o adquirente, a bandeira e o banco emissor.

Loja virtual

Já na loja virtual, entram mais dois personagens, um é gateway de pagamento, que é utilizado para conectar o lojista ao adquirente, e o outro é o anti-fraude, que é utilizado para garantir mais segurança nas transações e evitar que elas sejam fraudulentas, o uso do anti-fraude não é obrigatório mas é altamente recomendado.

Contratar uma adquirente é poder oferecer mais formas de pagamento para o cliente.

Como a adquirente ganha dinheiro?

A adquirente ganha dinheiro de duas formas:

Taxa de administração

Ao fechar um contrato, o lojista concorda em pagar um percentual do valor das suas vendas para o adquirente.

Taxa de antecipação

Taxa cobrada caso o lojista queira receber o seu dinheiro antes do prazo combinado em contrato.

E onde isso tudo se encaixa aqui na VTEX?

Ao contratar a VTEX o lojista precisa configurar na plataforma os seus meios de pagamento, e ele pode fazer isso no nosso módulo de pagamentos

Aula 10 - O que é um Subadquirente

Subadquirentes são empresas que fazem a intermediação de todo o processamento de uma transação sem a necessidade de contratar nenhum outro serviço.

Por processarem um número muito alto de transações (de todos os seus lojistas) possuem contratos financeiros vantajosos com os adquirentes.

Como funciona na prática?

O processo é a exatamente o mesmo do processamento como adquirente, porém com uma pequena diferença, seja na maquinha ou na loja virtual toda comunicação do lojista é feita com o subadquirente, e esse sim é quem conversa com o adquirente que conversa com o banco e com a bandeira.

Vantagens de contratar um subadquirente

Multi adquirência e outros meios de pagamento

  • Roteador de transações
  • Maior aceitação de diferentes bandeiras
  • Diversidade de meios de pagamento I

A primeira delas é a multi adquirência e outras formas de pagamento, com a multi adquirência além de você aceitar diversas bandeiras, também não corre o risco de perder uma transação porque algum adquirente estava fora do ar. Se por exemplo a Stone não estiver funcionando, o subadquirente irá rotear a sua transação para Cielo por exemplo.

Outro ponto é que você não precisará contratar vários fornecedores, contratando o subadquirente além de cartões de crédito, você também irá poder oferecer Boleto, Transferência bancária, e outros meios de pagamento.

Segurança

  • Antifraude na própria plataforma

Ao contratar um subadquirente você não precisa se preocupar em contratar também um antifraude para sua loja virtual, normalmente este serviço já é oferecido na plataforma do subadquirente.

Rapidez e praticidade

  • Menos burocracia
  • Rápida implementação
  • Baixo custo

Ao contratar um subadquirente você encontra menos burocracia porque você está contratando um fornecedor só, o custo acaba sendo baixo, e a implementação acaba sendo rápida, e o lojista não precisa ter conhecimentos técnicos para isso, é possível até mesmo começar a vender no mesmo dia da contratação.

Principais player do mercado brasileiro

image

Aula 11 - Fluxo do dinheiro

Quando falamos sobre o FLUXO DO DINHEIRO, estamos falando sobre como ele sai da conta do cliente e chega na conta do lojista, após uma compra.

Da perspectiva do cliente

Em uma compra com cartão de crédito o fluxo é o seguinte, o cliente faz a compra com o cartão, depois ele recebe a sua compra se ele foi feita pela internet, se foi em uma loja física ele leva o produto junto com ele no mesmo momento, depois ele paga a fatura do cartão para o banco emissor, o dinheiro então saí da conta dele e vai para a conta do emissor, se for uma compra em Boleto ou Pix, o Débito, o dinheiro saí da conta do consumidor antes dele receber a encomenda.

Da perspectiva do lojista

Ao realizar uma venda com cartão de crédito, o cliente faz o pagamento da fatura e este dinheiro vai para o banco emissor, o banco emissor faz o repasse do valor desta compra para a bandeira do cartão de crédito, e também para o adquirente, que é quem tem contrato com o lojista. Então é o adquirente quem vai fazer no final o pagamento desta venda para o lojista.

Se for uma venda por Boleto, transferência ou Pix, esse processo é um pouco mais simplificado, e alguns personagens não fazem parte, só entram o banco emissor do documento, ou que recebeu a transferência ou que gerou o Pix, e o lojista, então essa transação é feita diretamente entre eles.

41 Likes

valeu

3 Likes

Gente, maravilhosas essas contribuições por texto! Obrigada!

5 Likes

Muito obrigado pela contribuição, @JeffersonVF. Ajuda e muito nos estudos.

4 Likes

Genteeeee!!! Vocês não existem!!! Valeu muitooooo !!!

4 Likes

Muito bom

4 Likes

Muito bom seu material, eu tento fazer tudo num caderno a mão, para fixar melhor, mas tem conteúdo mais literário que é mais prático num txt mesmo xD

3 Likes

Valeuuuuu :clap:

3 Likes

material esclarecedor.

3 Likes

boa, muito obrigado, ajudou bastante!

3 Likes

Recomendo o Notion, é gratuito e até onde eu já testei o melhor pra ter como caderno de estudos

2 Likes

Obrigada!!!

2 Likes

Cara, incrível iniciativa. Eu cometi o erro de assistir as aulas sem anotar nada. Seu post me salvou bonito.

3 Likes

Muito obrigado

3 Likes

Sensacional, obrigada

3 Likes

Vlw mano!

3 Likes