Olá Vinicius,
Toda conta tradicional VTEX (isto é, contas que não sejam do tipo franquia ou Seller Portal) tem nativamente a capacidade de operar como marketplace, bastando apenas a integração de sellers via integração externa ou criação de contas dentro da VTEX.
Procedimento de Migração: Quais são os passos específicos que precisamos seguir para migrar nossa conta para o Marketplace In?
Como eu disse, não é necessário realizar nenhum procedimento de migração. Porém, em nosso artigo Configurar marketplace VTEX temos uma lista de ações a serem tomadas para uma boa operação de marketplace.
Integração com o Marketplace: Como funciona a integração com o Marketplace In em termos de catálogo de produtos, gestão de pedidos e demais operações?
A integração de pedidos é feita automaticamente, com pedidos sendo criados dos dois lados e sendo integrados. Já para os outros módulos, isso depende do tipo de seller que operar no Marketplace. Para contas white label, por exemplo, o seller não é capaz de gerar seu catálogo e apenas controla seu próprio inventário e (se o marketplace permitir) o preço.
Para mais detalhes sobre os diferentes tipos de seller, veja nosso artigo Escolher entre conta padrão, conta franquia ou Seller Portal. Além disso, conforme nossa documentação de Adicionar seller, temos a possibilidade de integrar diretamente com um seller não-VTEX. Neste último caso, a integração é feita via endpoint.
Requisitos Técnicos e Configurações: Quais são os requisitos técnicos necessários para garantir uma transição suave? Há configurações específicas que precisamos considerar?
Como já disse, toda conta tradicional VTEX já tem a capacidade técnica de operar como marketplace. E grande parte do processo já é automatizado. As configurações que devem ser consideradas são aquelas já listadas no artigo que mencionei antes (Configurar marketplace VTEX) e também as ações de integração de seller e seu catálogo (conforme descrito no artigo Adicionar Seller).
Além disso, também temos um artigo dedicado a Ações para a operação de marketplaces VTEX que tem sugestões de gestão de marketplaces VTEX.
Vantagens e Recursos Adicionais: Quais são as vantagens e recursos adicionais oferecidos pelo Marketplace In em comparação com nossa configuração atual?
Como dito antes, a arquitetura da VTEX permite que as lojas hospedadas em sua plataforma possam anunciar produtos de outras lojas. Levando isso em conta, a operação como marketplace não trás vantagens ou recursos adicionais inerentemente. Todos os recursos já estão disponíveis para sua conta.
Suporte durante a Migração: Como será o suporte durante o processo de migração? Está disponível algum acompanhamento personalizado ou treinamento para garantir uma adaptação eficiente?
Por ser uma funcionalidade nativa VTEX, a VTEX disponibiliza múltiplas fontes de documentação sobre operações de Marketplace e dúvidas sobre o processo de integração e gestão de sellers podem ser feitas com o time de suporte VTEX ou aqui pela community.
Cronograma Estimado: Existe um cronograma aproximado para a migração? Quanto tempo geralmente leva para concluir esse processo?
Como não é necessário fazer nenhuma migração, o cronograma de uma operação Marketplace depende apenas das configurações mencionadas nos artigos que compartilhei e, principalmente, no processo de integração de sellers.
Custos Associados: Precisamos entender completamente os custos associados à migração para o Marketplace In, incluindo taxas e tarifas que possam ser aplicadas.
Minha recomendação seria engajar o time comercial/financeiro responsável para buscar mais detalhes sobre isso, mas acredito que os principais custos de uma operação de marketplace dependeriam do número de políticas comerciais e do tipo de sellers que você deseja. Seller do tipo franquia e seller portal, por exemplo, exigem a criação de uma conta subordinada à conta principal e que podem ter custos adicionais de criação e manutenção.
Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX