Módulo Node.JS - HTTP GET e HTTP POST - Problemas e Soluções

Vim para aula 02 e mesmo utilizando as suas indicações não deu certo. :disappointed_relieved: Acho que foi algo no inicio, com aquela mudança de router para routes, enfim… Vou seguir assistindo para tentar compreender o conceito.

4 Likes

Tive o mesmo problema, segui seus passos e funcionou, muito obrigado. Fico muito triste que algumas aulas não sejam aulas, basicamente precisamos apenas copiar e colar o codigo por que nada é explicado. Amei as aulas da semana 4, mas essas da semana 5 ja começaram ruins. Espero que nos próximos HC eles observem a didática dos professores (ou a falta dela)

14 Likes

3º Na aula 5 por volta do minuto 9 o Douglas escreve “models-paths” como um resolver do sequelize. Isso causou um erro ao criar a migration de usuário com o npx, erro:

Argumentos desconhecidos: models-paths, modelsPaths

A solução foi tirar o “paths” do plural e colocar no singular conforme a documentação indica.
https://sequelize.org/docs/v6/other-topics/migrations/#the-sequelizerc-file

Quem me deu essa dica foi o @AlbertoVictorRebello lá no Slack! Valeu Alberto.

7 Likes

Tive o mesmo problema…

1 Like

4º Na sexta aula (Migration usuários), ao rodar o comando npx sequelize db.migrate comecei a ter o erro:

ERROR: Error reading "src\config\database.js". Error: ReferenceError: module is not defined in ES module scope
This file is being treated as an ES module because it has a '.js' file extension and 'C:\Code\hc#3\semana5\sistemaDeAgendamento\package.json' contains "type": "module". To treat it as a CommonJS script, rename it to use the '.cjs' file extension.

A solução aqui foi remover aquela configuração do type: module no package.json que fiz no primeiro passo.

1 Like

Para quem optar em usar o ElephantSQL ao invés do docker:

4 Likes

Estava com o mesmo problema, ai troquei todos os routes por router, e deu certo.

3 Likes

No caso fiz isso com todos, ai funciontou. Não sei onde era o erro, possivelmente era algum router que não tinha trocado pra router, mas por via das dúvidas preferi fazer assim e funcionou.

3 Likes

Estou na aula 6 e ao usar o npx sequelize db:migrate recebo o seguinte erro:

Sequelize CLI [Node: 16.13.0, CLI: 6.4.1, ORM: 6.20.1]

Loaded configuration file "src\config\database.cjs".
== 20220531231236-create-user: migrating =======

ERROR: Cannot read properties of undefined (reading 'type')

Ou seja, o erro ocorre no arquivo da pasta de migrations, não encontrei o por que ele n esta lendo o “type”, alguém pode me esclarecer?

3 Likes

Deve existir outra solução, mas a que consegui foi assim:

Solução da Aula 01
Arquivo app.js

import express from 'express';
import routes from './routes.js';

class App {
  constructor() {
    this.server = express();
    this.middlewares();
    this.routes();
  }

middlewares() {
    this.server.use(express.json());
  }

routes() {
    this.server.use(routes);
  }
}

export default new App().server;

Arquivo server.js

import app from './app.js';

app.listen(3333);

Arquivo routes.js

import { Router } from 'express';

const routes = new Router();

routes.get("/", (req, res) => {
  return res.json({ message: "Okay"});
});

export default routes;

Arquivo package.json

{
  "name": "sistemadeagendamento",
  "version": "1.0.0",
  "description": "",
  "main": "index.js",
  "type": "module",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "keywords": [],
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "^4.18.1"
  }
}

6 Likes

Obrigado! Estava exatamente com esse problema e sua publicação me ajudou a resolvê-lo. :clap:t3:

2 Likes

A mensagem de erro está incompleta, você precisa expandir a janela do terminal para poder vê-la por completo. Aí você tira uma impressão de tela e compartilha aqui novamente.

1 Like

Também estou nesse problema!

2 Likes

Obrigada, Leona! Vou tentar aqui!
Eu coloquei tudo como routes, mas não deu certo, e nem pensei em colocar tudo em router. :face_with_peeking_eye:

1 Like

Oi Sylvia. Qual é o erro que você está encontrando?

1 Like

Estou com o mesmo erro. Conseguiu resolver?

1 Like

Excelente Marcus, resolveu tudo, grato!

1 Like

também tive o mesmo problema…

2 Likes

Alguém tentou usar o Postgre instalado direto na máquina, sem usar o docker?
To com erro a partir da aula 7.

C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\sequelize\lib\model.js:130
if (this.constructor.primaryKeyAttributes.length) { ^

TypeError: Cannot read properties of undefined (reading ‘length’)
at User._initValues (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\sequelize\lib\model.js:130:49)
at new Model (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\sequelize\lib\model.js:116:10)
at new User (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\src\app\models\User.js:3:1)
at Function.build (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\sequelize\lib\model.js:1326:12)
at Function.create (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\sequelize\lib\model.js:1344:23)
at C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\src\router.js:8:37
at Layer.handle [as handle_request] (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\express\lib\router\layer.js:95:5)
at next (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\express\lib\router\route.js:144:13)
at Route.dispatch (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\express\lib\router\route.js:114:3)
at Layer.handle [as handle_request] (C:\Users\camil\Desktop\Rest\scheduling-system\node_modules\express\lib\router\layer.js:95:5)

2 Likes

Boa noite, Camila.

colocar esse código no import ‘./database’

image

e arrumar o database.js esse código aqui define: {
timestamps: true,
underscored: true,
underscoredAll: true,
}

image

4 Likes