[Neurodiversidade] [Desabafo] Saúde mental (sem mimimi)

Bom gente, vim trazer um relato pessoal, mas também uma mensagem de incentivo a todos os colegas.

Primeiramente, sou uma pessoa neurodivergente, o que significa que minha cabeça funciona num ritmo diferente do de muitas pessoas, pois tenho déficit de atenção, hiperatividade, ansiedade e depressão, e isso se reflete em muitos sintomas como insônia, bruxismo, dificuldade de concentração, além de uma grande falta de energia e disposição.

E como se lida com isso?

Bom, os remédios e a terapia ajudam um bocado, mais ou menos algo como 50% a terapia e 10% os remédios. Mas e o resto? O resto é brincando com seu pet, lendo um livro ou uma hq, indo ao cinema, assistindo algo com alguém que você gosta, tomando uma cerveja com seus amigos, fazendo exercícios, jogando um joguinho bacana…

Ou seja: não tem fórmula mágica, apenas passe tempo com você mesmo e com as pessoas que você ama e são importantes pra você. Você precisa trabalhar sim e precisa estudar, mas de que adianta isso se você não tiver tempo pro seu filho, por exemplo?

Eu sei que é difícil, sei de todas as dificuldades que o mundo moderno nos impõe, mas por experiência própria, se você deixar o acúmulo de stress e cansasso consumirem você, sua saúde mental e física vai pro brejo e todo seu esforço será em vão.

Então minha mensagem final é essa: descanse um pouco e não deixe a rotina pesada estragar sua saúde! Cuide de você, da sua família, e não desista, pois VAMOS VENCER, e que deus os abençõe!!

14 Likes

Eu comecei a fazer uso de medicações pra poder seguir um rítmo que nunca tive antes, mas acabei deixando de lado aspectos importantes como o lazer. Isso afetou o meu humor de forma intensa. Vou seguir seu conselho e tentar achar um equilibrio diante à essa situação toda.

1 Like

Venho passando por isso, e notei uma coisa quando faço algo com intuito de me divertir sinto uma melhora na minha vida e com minha familia

Nossa, eu tenho muita dificuldade de relaxar! Sempre fica uma vozinha na minha mente dizendo que estou sendo improdutiva e listando tudo que tenho pra fazer. Mas a terapia também me ajuda muito com isso! Façam terapia gente! É vida! :star_struck:

1 Like