Node.js back-end e front-end

Pessoal uma curiosidade! que tipo de aplicações dá pra criar com o Node.js e quais tecnologias são usadas dentro da plataforma no mercado?

2 Likes

Oi @artstar10, pelo que entendi até o momento, o node é uma plataforma que permitiu que a linguagem Java Script fosse executada no lado servidor (backend) de uma aplicação. Antes disso ele só era executado no lado cliente (frontend).

Com isso o Java Script virou também uma linguagem de backend, antes os servidores eram desenvolvidos em outras linguagens como por exemplo PHP, Java, Python etc. E a partir dai muitas aplicações evoluiram em cima do node. Sempre que uma aplicação rodar do lado servidor e for desenvolvida com Java Script, o node estará nessa história também.

4 Likes

Basicamente qualquer aplicação pode ser criada com Node no backend, em uma pesquisa rápida, os frameworks/tecnologias mais utilizadas junto ao Node são:

> * Hapi.js.
> * Express.js.
> * Koa.js.
> * Sails.js.
> * Meteor.js.
> * Derby.js.
> * Total.js.
> * Adonis.js.

No Hiring mesmo a gente já usou Express e Apollo-server.

5 Likes

Creio que não tenha limites em relação as criações de JavaScript no back-end, visto que a linguagem é bastante completa no front, levando isso também para o backend.

2 Likes