O que vocês estão achando do VTEX IO?

Entendo a facilidade em construir templates facilmente, porém não me sinto programando, diferente quando comparado a implementação em outras ferramentas similares.

Algumas questões que me vem a cabeça:

Por que utilizar .jsonc ao inves de um objeto literal js? Um objeto literal em js/ts teria pelo menos as funcionalidades do intellisense no vscode.

Qual a vantagem da “programação” em .jsonc em comparação a ferramentas de montagem de layout via interface como Wix, shopify, webflow?

11 Likes

Eu entendo você nessa parte de não se sentir programando realmente quando você ta só adicionando os itens no json passa essa sensação, e acredito que ojson é usado para facilitar a comunicação entre serviços, um objeto literal talvez tivesse problemas (essa parte é só achismo meu).

Mas sobre a parte de codar não sei se acompanhou a live da VTEX de ontem, mas adicionar as dependências no json é só uma parte do que os desenvolvedores VTEX fazem, muitos projetos são construídos usando tecnologias como React, Node, Graphql entre outras, os APS que são os serviços que você pode adicionar no site são construídos com essa tecnologia você pode dar uma olhada no github deles que é open source VTEX Apps (github.com).

E caso queira ver a live Por que VTEX IO? Os diferenciais de um produto low code | #HiringCoders3 - YouTube a partir do minuto 31:50 ele fala um pouco mais dos APPS.

3 Likes

Olá, imagino ser comum essa sensação no início, mas essa programação em blocos é somente a ponta do iceberg do mundo de possibilidades que a VTEX e o IO oferecem.
Recomendo que assista a última live que o @AlexMuniz citou, aborda bastante sobre o funcionamento da VTEX e as possibilidades que você tem.

3 Likes

Boa Eurafo. Na sequencia das aulas de IO você já vai encontrar módulos com mais programação do que os de construção usando blocos. O módulo “Content Workflow” já cria uma aplicação muito simples, mas já dá um gosto e uma introdução do que pode ser feito.

4 Likes