Por que aprender Linux é importante?

No começo de carreira é possível programar usando apenas o windows, porém quase todo servidor de produção roda uma distribuição do Linux. Muitos desses servidores são máquinas disponíveis em cloud.
Comece aprendendo o básico do terminal e para que serve os diretórios pré-configurados.

Links para ajudar no aprendizado:

GuiaFoca — Site Oficial do GuiaFoca
(2) O Guia DEFINITIVO de UBUNTU para Devs Iniciantes - YouTube

Se você já sabe linux deixe suas dicas nesse tópico :grin:

16 Likes

Cara, esse Guia Foca é genial. Única coisa que pode desanimar é por ser uma parede de conteúdo :rofl: .

Mas muito legal você ter disponibilizado isso e o tutorial no youtube. Concordo que aprender Linux é um complemento mais que essencial, deveria até ser incentivado por aqui.

4 Likes

Verdade. Eu uso o Linux e para desenvolvimento de algum projeto é ótimo.

1 Like

Boa, Linux é fundamental… seja pro desenvolvimento ou para o deploy

2 Likes

Boa!

Comecei a usar Linux há pouco mais de um ano e meio, acho. Passei pelo Ubuntu e agora estou no Fedora, e não vejo mais necessidade de trocar de distro no momento. Aliás, Fedora, se não adiar de novo, sai a versão 36 próxima terça.

Se alguém está começando agora, ou quer começar no mundo Linux, recomendo Fedora sem medo de errar.

2 Likes

Meu plano dps do Hiring e dps do meu curso de full-stack é instalar o LFS!! Qual vc já instalou @NilloGabriel?

2 Likes

Conteúdo top :clap: :heart_eyes:

1 Like

No momento estou usando Ubuntu 20.04 via WSL2 no windows. Recomendo para quem tem uma máquina com 16GB+ de RAM e usa Windows 10/11.

2 Likes

Linux e MacOs são essenciais para mim na hora de programar.

1 Like

Por que os dois?

Bom dia, pessoal!

Já usei Linux Mint e Ubuntu em outros momentos (como usuário comum, para rotinas do dia a dia) e a experiência foi muito agradável. Atualmente estou com o Windows por questões profissionais inclusive (orientações da minha empresa atual etc) mas estou pensando em voltar ao Linux, agora como desenvolvedor (iniciante).
Pretendo usar uma máquina um pouco antiga: Dell Inspiron 15R 5537, I7 da 4ª geração, memória de 8gb DDR3 e coloquei um SSD de 256 gb nele.
Queria saber se consigo utilizar a última LTS do Ubuntu numa boa ou se recomendam outra distro (até mesmo um Ubuntu mais antigo) para essas configurações.

Obrigado pela ajuda!

*Atualmente utilizo Windows 10 nessa máquina e roda bem tranquilo

3 Likes

É inegável! A grande maioria das empresas utilizam o Linux de alguma forma. Até a própria Microsoft, a “rival”, utiliza o Linux. Entretanto, quais são os motivos para tamanha adoração pela tecnologia? Abaixo, vamos listar os principais motivos:

Segurança

Uma das principais questões definitivas para a adoção do Linux por empresas é a segurança proporcionada:

Pelo fato de ter o seu código aberto, o sistema é sempre modificado para receber otimizações, tornando muito mais difícil que falhas sejam encontradas e corrigidas pela comunidade desenvolvedora.

Além da grande comunidade dedicada ao Linux, o SO conta com um ambiente diferente do Windows. Este ambiente é “praticamente imune” à maioria dos vírus por aí, visto que apenas o usuário root (equivalente ao administrador do Windows) tem acesso às partes cruciais do sistema. Desta forma, só é possível uma infecção crítica no usuário root, o que é muito improvável.

Alguns até ousam dizer que o Linux é “à prova de vírus”. Claro, sempre cuide com essas afirmações absolutas, mas a verdade é que o sistema é muito seguro.

Hardware

Usando o Linux, o hardware do computador possui mais eficiência e performance. Isto se deve ao fato de o sistema ser mais leve. Algumas distribuições até são otimizadas e focadas para hardwares inferiores.

Estabilidade

A estabilidade do Linux é um de seus pontos fortes. Nativamente, o sistema é mais estável. Enquanto o Windows precisa de reboot para aplicar mudanças, o Linux consegue aplicá-las sem ser necessário o desligamento. O pinguim também consegue lidar muito melhor com processos simultâneos.

Custo

Quanto a custo do sistema operacional. Bem, é incomparável. Todas as distribuições são de graça, algumas cobram pelo suporte. A consequência disso é um custo-benefício maior.

4 Likes

Essa máquina aguenta o Ubuntu bem d boas. Mas se quiser uma distro mais leve, um Arch linux é bacana.

1 Like