Por que até hoje as categorias similares possuem este sistema horrível?

Falei sobre isso quando entrei na Vtex (já faz um ano) e até hoje a opção para adicionar categorias similares a um produto continua horrível. Perde-se um tempo enorme para adicionar um produto em diversas categorias. Era tão simples ter um sistema de "check" como tem na Xtech ou em qualquer outra plataforma.

Marcos, realmente é necessário utilizar a categoria similar nos eu negócio? Até hoje peguei apenas um caso que um produto fazia sentido adicionar em mais de uma categoria.

De qualquer forma concordo, é bem ruim.

É necessário sim @Nathan Prestes​ , um mesmo produto entre em diversos departamentos e categorias. Pois vendemos presentes, então um mesmo produto pode estar por exemplo, na categoria "presentes para mulheres" e "presentes para mães".

Presente para mães no meu ver seria uma coleção ou campo produto... não uma categoria similar, mas eu precisaria analisar todo o cenário.

@Nathan Prestes​ aí é questão de organização, preferimos organizar por categorias, mas supondo que este item que exemplifiquei fosse uma caneca, então além dessas categorias ele entraria tbm no departamento cozinha e na categoria caneca. Então isso é algo essencial para nós e perdemos muito tempo com este sistema bizarramente mal feito.

Pois é amigo. Três anos depois e continua igual...

Não é questão de organização.

Os seus produtos precisam estar em uma categoria que faça sentido para os buscadores.

Se você quer adicionar um item no menu, para isso não é necessário adicionar uma nova categoria.

Você pode vender presentes e não há problema nisso, porém se for um tênis, ele precisa estar na categoria "calçados" por exemplo e não "presentes" e nada impede você de criar atributos(especificações) para informar que aquele calçado é um presente.

Uma boa arquitetura na sua árvore pode trazer grandes resultados :)

Espero ter ajudado.