**Precisamos falar sobre Git**

Pessoal,

Já tiveram a satisfação de colocar uma aplicação para funcionar enquanto seguia uma das aulas do HC#3, ou mesmo de outra fonte?
Mas ai o professor diz: “Vamos agora fazer algumas alterações!” E sua aplicação para de funcionar?

Não dá um arrependimento? Você se pergunta: “Por que fui mexer nisso? Por que não salvei um backup?” E daí perde um tempão para achar o bug que você mesmo colocou e poder finalmente seguir a aula novamente?

Então? Não precisa ser assim. O git te ajuda de uma maneira muito fácil. Também tive dificuldade de assimilar o conceito no início. Ou melhor, entendia o propósito mas não entendia bem como colocar em prática.

Nesse artigo compartilho uma ‘receitinha de bolo’ para usar o recurso das branchs que em resumo é (detalhes dos comandos no artigo):
a) Crie uma branch antes de começar a modificar uma aplicação que está funcionando.
b) Trabalhe na branch nova.
c) Se der tudo errado, delete a branch nova e volte para a original.
d) Se der tudo certo, salve a branch nova na original e siga em frente.

Espero que seja útil para quem está iniciando. Me contem depois.
Git é 10.pdf (251,8,KB)

16 Likes

Eu estava sofrendo com erros no código, justamente com esse exemplo que você passou sobre um erro específico em modificações feitas durante a aula e o código quebrar. Comecei a criar branches por aula, me ajudou bastante, quando o código quebra eu vou lá e pego a branch da aula anterior. A sua dica é muito boa mesmo, vai ajudar geral.

1 Like

Um pouco sobre uma maneira alternativa a trabalhar criando branchs por modificação.

Mas de fato, começando:
branch → commit-1… → commint-N → branch

Outro passo importante de dominar é git stash, pra desfazer alterações rapidamente e continuar depois.

5 Likes

Vou fazer isso, muito obrigada!!

2 Likes

Feature flag ajuda bastante também.
Feature Toggles (aka Feature Flags) (martinfowler.com)

2 Likes

Ótima dica, vou testar!

1 Like