[PROVA] Como não zerar (sugestões)

Eu também passei pelo problema de ter a prova zerada, e acabou funcionando melhor mediante alguns comportamentos:

• NÃO é 100% garantido, a plataforma possui muitos erros e sobrecarga de acessos.

• São observações pessoais, mas esses padrões funcionaram no primeiro momento aqui para mim.

• Não alterne as telas/janelas.
    Assim que iniciar uma prova, você vai manter a telinha da sua prova ativa até o final dela, não vai mudar a aba do seu navegador, não vai abrir um bloco de notas, não vai abrir o VSCode. Talvez você queira ter anotações dos seus estudos em um caderno ou em seu celular para consultar se necessário.
  • Não use o clique direito do mouse.
    Você só precisa selecionar a resposta correta e clicar em “próximo”. Usar o lado direito te permite acesso ao código fonte, ou para copiar o conteúdo, então provavelmente estão usando meios de impedir isso.
  • Não use o teclado.
    Da mesma forma que o clique direito do mouse, você não deve usar seu teclado. As questões são alternativas, e usando o Ctrl ou PrintScreen, você poderia estar trapaceando. Então simplesmente não desperdice sua tentativa.
  • Clique no botão "Próximo"
    Após selecionar uma resposta, clique no botão Próximo para ele seguir para a questão seguinte. Não use o menu numérico na lateral. Não há nada de errado com ele, mas por algum motivo (coincidência ou não), às vezes ele não “salvava” a minha resposta quando eu clicava no número da questão ao invés de usar o botão.
  • Leia o conteúdo dos links sugeridos
    Alguns conteúdos que apareceram no assignment de SoftSkills não estavam nos vídeos, mas estavam nos PDF’s disponibilizados pela plataforma:

Observação feita pelo @paulohenrique3140
  • Bugs
    Só pra enfatizar outra vez, a plataforma ainda é bastante instável e a equipe parece estar constantemente ativa para resolver os problemas. No entanto, mesmo seguindo as dicas acima, pode (e provavelmente vai) acontecer de zerar a prova de alguns novamente. Procurem olhar no Slack se outras pessoas estão tendo problemas e aguarde até que a staff traga mais orientações para não desperdiçar suas chances. Também não deixem de reportar ao Bruce sobre os problemas que estão encontrando, isso ajuda a equipe a mapear os erros.
70 Likes

Muito obrigada por estas sugestões. Ainda não tinha me atentado aos links uteis. :slightly_smiling_face:

5 Likes

caraca mano, QUE ÓDIOOOOOOOO!! Eu tava boiando no assignment de soft skills e não entendi pq fui tão mal! Essa opção dos LINKS ÚTEIS devia ter muito mais destaque, se não fosse por vc nunca teria encontrado!!

11 Likes

Ingrid você caiu do céu KKSKSKS eu tava caçando esses materiais de apoio para ler antes de realizar os Assignments e não achava onde eles estavam, obrigada por compartilhar, as vezes parece uma coisa boba mas pode ajudar muita gente!

5 Likes

De onde você extraiu todas essas informações? Alguém da Gama te passou estes detalhes? Porque nenhumas dessas informações(relacionadas a eventos na página) é apresentada de forma explicita na página das provas. Foi pura observação da sua parte?

3 Likes

Faz sentido!

2 Likes

Grato pelas dicas.

2 Likes

Sim, somente observação!
Por isso coloquei como somente “sugestões”, e no final adicionei a nota:

• Não é 100% garantido, a plataforma possui muitos erros. Mas esses padrões funcionaram no primeiro momento aqui.

Embora o Bruce tenha comunicado no Slack que a prova seria zerada caso tentassem trapacear (já vi vários sites que bloqueiam o Ctrl para evitar cópias, por exemplo).

E outros aspectos, como trocar de janela, muitas vezes faz com que a aba perca a conexão temporariamente (principalmente por quem usa navegador com diversas abas abertas, quando ele é forçado a gerenciar a memória, a depender da configuração).

4 Likes

Até subi a observação pra que não haja confusão, não é nenhum comunicado oficial.
Agradeço o questionamento para que eu corrigisse aqui! :grin:

4 Likes

Obrigado pelas dicas!!

2 Likes

Eu fui um pouco mal na primeira tentativa, porque não tinha visto esse conteúdo dos links sugeridos. Eles podiam da mais visualização e relevância pra esse ícone, nos ajudaria muito.

2 Likes

Faz sentido essas observações. Tive uma atividade zerada também. Fiz alguns prints de tela por julgar algumas questões ambíguas, ou conteúdo que não foi passado. Será que foi por isso que zerou???

2 Likes

Por se tratar de informações bem detalhadas eu pensei que você tinha entrado em contato com o pessoal da Gama. Agora tudo está explicado :sweat_smile:. As dicas são muito boas e realmente são pertinentes, fazendo bastante sentido. Desculpa pelo transtorno, só fiquei um pouco desconfiado :sweat_smile:

2 Likes

Não foi transtorno algum! Foi um questionamento super justo! :smiling_face_with_three_hearts:
E serviu pra que eu deixasse em evidência que se trata de percepção pessoal, não oficial.

2 Likes

Eu fiz exatamente isso, printei algumas questões ambíguas porque eu pretendia questioná-las posteriormente. Acabou que no final minha prova também foi zerada.
Daí lembrei que no Slack o Bruce havia postado algo sobre não trapacear, e como já fiz prova de bolsa em vestibular onde eles bloqueavam o uso do Ctrl, eu imaginei que pudesse haver mecânica parecida.
Quando fiz a segunda tentativa direitinho, logo em seguida, não deu nenhum erro (só as perguntas repetidas e incompletas, mesmo).

4 Likes

@iW90 quando você zerou a prova você imediatamente tentou fazer novamente ou tentou falar com o Bruce?

2 Likes

De qualquer forma me desculpei, achei que meu comentário tinha sido um pouco rude. :sweat_smile:

2 Likes

Na prova da semana 2, eu fiz imediatamente depois de ter zerado, e o resultado apareceu direitinho.
Errei justamente as questões que continham erros (uma estava incompleta, faltava parte do código pra avaliar, induzindo a uma resposta errada; e a outra não especificou a linguagem, sendo que nas respostas havia opções tanto para JS quanto para TS, sendo diferentes para cada caso).
Não foi rude, não! :wink:

2 Likes

Eu fiz a prova da semana 2 e zerei, talvez por um dos motivos que você listou acima. Mas optei por enviar uma mensagem direta para o Bruce e esperar o resultado, fiquei com medo de tentar novamente e ocorrer o mesmo problema. Ainda estou esperando a resposta dele.

2 Likes

Então, pode até ter sido, não tenho como dar certeza. Pode inclusive questionar a respeito quando receber a resposta, e ver se tem alguma relação. :thinking:
Eu fui um pouquinho incauta, talvez devesse ter aguardado também, mas durante a semana não consigo dar a mesma atenção, então priorizei meu melhor horário.

1 Like