Psicologia das Cores </>

Boa tarde pessoal!
Tudo bem?

Tive a idéia de criar este tópico para debatermos sobre este assunto que é tão importante para o digital commerce, tendo em vista que o estudo e aplicação dos conceitos da Teoria das Cores na estilização das páginas, tem grande influência nas emoções e nos sentidos dos usuários.

Vou deixar alguns links para quem se interessar pelo tópico e quiser interagir:

1. Gustavo Guanabara - Psicologia das Cores
    Psicologia das Cores - @Curso em Vídeo HTML5 e CSS3 - YouTube

2)Blog - Significados

Abraço!

28 Likes

Legal isso! Ja esta no bookmark!

6 Likes

Amei a iniciativa, tem um livro ótimo sobre isso com o mesmo nome, obrigada pelos vídeos!

8 Likes

No tópico sobre Dicas para Web eu inclusive menciono sobre psicologia das cores, acho importantíssimo aprender! Eu acho uma das partes mais complexas chegar a uma paleta boa com significado.

Apesar de não ser sobre psicologia, vou deixar três sites que auxiliam na definição das paletas:

Paletton

Adobe

Coolors

5 Likes

Ótima dica ,@paulohenrique3140 . Sempre bom agregar conhecimento de design que é muito importante para uma caminhada junto ao ecommerce.
A @iW90 deixou links show de bola. Já favoritei todos! :smiley:

3 Likes

Então gente, eu trabalhei toda minha carreira na area do design, e sobre psicologia gostaria de asalientar algumas coisa:

• O significado das cores é relativo. Por exemplo nos EUA, estar no azul quer dizer estar triste, enquanto no Brasil estar no vermelho é estar endividado e estar no azul é sinal de boa saúde financeira.

• Tudo depende da interpretação que você dá as cores segundo os valores da sua marca/produto. Quando dizem que azul traz segurança, pense em quantos bancos utilizam vermelho. Se disserem que vermelho dá fome, pense em quantos restaurantes utilizam verde, preto, etc.

6 Likes

No início eu tinha muita dificuldade com isso, pq toda a página que eu criava não parecia uma página web kkk justamente pela falta de harmonia nas cores.

Depois que comecei a usar as paletas com harmonia senti uma baita diferença!

Mais alguns links salvos nos meus favoritos, obrigado!

1 Like

A @iW90 só dá dica boa!

3 Likes

Legal, obrigado pela resposta!

Eu comentei um pouco acima que eu tinha muita dificuldade em seleção de cores, agora deu uma melhorada, mas ainda tenho. Eu sempre fico com aquela sensação de que tá feio kkk

O que você me recomenda? Qual seu critério na hora de selecionar as cores em um projeto?

1 Like

Eu confesso que tenho dificuldades até hoje. Não sei se é receio de arriscar cores mais fortes e acabar ficando muito estourado, ou cair sempre no monocromático tedioso, acho a parte de conciliar cores a parte mais difícil num design. :sweat_smile:

2 Likes

Recomendo vc pegar referencias de designs que vc gosta, eu por exemplo utilizo bastante behance e pinterest. Vc tb pode brincar um pouco com a roda cromática no adobe color https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel

O site da adobe color é excelente pra criação de paleta de cores, recomendo vc acessar a aba “explorar”, lá vc ve paletas criadas por outras pessoas que podem servir de inspiração

2 Likes

Nossa, nem me fale!!!

Metade do projeto é codando e a outra metade definindo as cores, que eu mudo de 10 em 10 minutos kkk

2 Likes

Muito obrigado pela dica, pode ter certeza que vou seguir!

1 Like

Além das cores, por trás das formas também existem psicologia, se quiserem dar uma olhada, à leitura é rapidinho.

E se realmente quiserem se aprofundar no assunto, eu tenho um livro em PDF chamado Gestalt dos Objetos:

1 Like

Muito bom!
É uma etapa muito importante mas que sempre fica de segundo plano na hora que estamos desenvolvendo nossas solicitações.

Interessante. Normalmente nos ensinam/nos colocam em nichos rígidos pré definidos.

uaal! Disso eu não sabia.
Interessante