Quais os Frameworks mais utilizados pelos devs?

Estava assistindo a aula do Isidro sobre frameworks e me veio essa questão. Surgiu a questão também sobre quais são os frameworks em que nós como devs em formação já devemos ficar atentos e aprender a utilizar. Eu acredito que o bootstrap e o react sejam os mais utilizados. Concordam?

6 Likes

Acredito que React.js é um dos mais utilizados. O Vue.js tem ganhado força cada vez mais
Aqui tem uns artigos sobre isso

Frameworks 2022
Frameworks 2021

8 Likes

Quando se fala de Bootstrap e React, se fala de coisas diferentes. O Boostrap é um framework CSS, já o React é um framework JavaScript.

1 Like

Oi @JuniorBergens ,

Eu compartilho da mesma visão da nossa colega @lautorquato quanto ao React ser um dos mais utilizados e o Vue vindo com força, mas independentemente do framework o ideal é estudar e entender bem a tecnologia utilizada visto que React é Javascript, ou seja, é necessário entender bem Javascript.

Espero ter ajudado :sweat_smile:

1 Like

concordo, quando você aprende a usa-lo é fácil de se migrar pra um outro, exemplo: eu comecei a estudar React e hoje trabalho com Vue. Obvio que tem sua especialidades ali, mas é pouca coisa, e isso vale pra framework CSS também

1 Like

Meu tcc foi sobre isso, os mais utilizados hoje são React pra web e React Native pra Mobile, existem outros mto utilizados como Angular, e outros que estão em alta como o próprio Vue, Spring. Citaram o bootstrap acima, eu mesmo sempre utilizo ele, muito bom e útil.

1 Like

React tem sido o queridinho das vagas dev ultimamente. Muita vaga disponível, salários decentes. React também tem uma ampla comunidade e documentação, o que ajuda na hora de resolver problemas.

Vue tem uma sintaxe um pouquinho mais amigável pra quem é iniciante e está acostumado com HTML e CSS, mas tem menos mercado. Porém, está subindo aos poucos. A comunidade ainda é pequena, o que pode ser um ponto ainda negativo quando se busca resolução de problemas.

Em relação aos frameworks CSS, Bootstrap é o mais famoso. Internacionalmente, usa-se muito o Tailwind, ambos funcionam de forma similar e são muito bons pra projetos web padrão. Há pessoas que usam com React, mas um dos mais ideias de se trabalhar com React é o Styled Components, como mostrado nas aulas da Gama.

Também é válido ver depois Sass, é bem parecido com o CSS padrão, mas reduz o tempo de código por ter formas mais práticas de reutilizar estilizações em conjunto com o padrão BEM de nomenclatura de classes…

1 Like

Sou muito fã do Express no Node, ele simplesmente acelera demais no desenvolvimento do meu código sem precisar ficar escrevendo muita coisa pra lançar algum app no servidor. Mas fica um porém, frameworks ajudam demais na hora do desenvolvimento, mas tem um vídeo do CDF TV (super recomendo o canal aliás) onde dizem que nunca devemos ficar tão dependentes assim de frameworks, é sempre melhor saber como criar alguma função x ou y, ou pelo menos entender como ela funciona ao invés de se tornar dependente de Frameworks. Vou deixar o link do vídeo abaixo: Frameworks - CDF TV

1 Like