Soft Skills - A importância na tecnologia

Olá pessoal! Estou criando esse novo tópico sobre Soft Skills para trocarmos ideias sobre o módulo.
É um assunto que vi pouco por aqui na comunidade e mesmo não sendo uma ferramenta técnica como as outras, julgo como super importante!!! Principalmente pela falsa ideia de que na área da tecnologia essas habilidades não são necessárias…

O que vocês acham sobre isso??

37 Likes

Oi, Lamis!

Concordo com você! Essa área é muito importante e geralmente pode ser até mais difícil de aprender ou assimilar do que áreas mais técnicas. As vezes é difícil olharmos para nós mesmos e percebermos quais pontos precisam ser melhorados. Principalmente quando se trata do nosso psicológico, há sempre aquela barreira. Acho que é vital que a gente consiga crescer nesses aspectos também!! Achei muito interessantes as aulas sobre inteligência emocional nesse sentido!

Temos sempre que buscar evoluir!!!

8 Likes

Com toda certeza @ketlymachado! Esse “negócio” de autoconhecimento é muito mais difícil do que parece… é um desafio que a gente só percebe quando realmente se permite a desenvolver nossas vulnerabilidades. É um processo lento e contínuo que muitas vezes pode até ser doloroso, mas que quando vai dando resultados, é muito maravilhoso! As dicas e atividades propostas nas aulas são muito interessantes, vale a pena nos desafiarmos!!

8 Likes

Vou ser bem sincera:
Eu acho importantíssimas as softs skills, mas acho que algumas pessoas confundem com papo de coach (principalmente por compartilharem de vocabulário parecido). Nesse segundo caso, eu também não gosto muito, mas no primeiro, eu acredito que seja algo a ser desenvolvido ao longo do tempo. Eu vejo as softskills atualmente como uma quebra de paradigma.

11 Likes

Acho que as soft skills são importantes em todas as áreas, que os gestores deveriam ser exemplo e incentivar sua prática ao restante da hierarquia na empresa.
Eu já presenciei comportamentos ‘grosseiros’ por parte da chefia e os funcionários não faziam nada em relação a isso, porque diziam que a ‘pessoa era assim mesmo’ e que ‘isso não se muda’.
Eu discordo deste tipo de pensamento, pois comportamentos e hábitos são difíceis de serem mudados, levam tempo e há muito erro durante o processo. Sem contar que é difícil sair da nossa zona de conforto, mesmo que esta zona signifique ser ríspido com outras pessoas.

9 Likes

Olá Lamis, eu acredito que as Soft Skills são bem importantes para o desenvolvimento de qualquer desenvolvedor. Como um dos meus professores dizem: “Você não trabalha sozinho”, nesse caso é importante saber se comunicar bem e trabalhar de forma harmoniosa em equipe. Isso seria apenas um pequeno exemplo que chega apenas a dizer o mínimo da grande importância do desenvolvimento de Soft Skills.
:smiling_face:

6 Likes

Verdade @Fran_silva! Em época de escola eu jurava que quem “gostava de exatas” não precisava ser bom em português, redação, comunicação… pq isso era coisa da galera de humanas kkkkkk quando a gente cresce vê que na verdade não é nada disso né, independente da área que a gente esteja é importante sabermos desenvolver nossa comunicação (inclusive a escrita também), até pq estaremos sempre lidando com outras pessoas em todo tipo de negócio!

4 Likes

Faz sentido @iW90, pode ser que muita gente não se permita por estar confundindo conceitos né…

3 Likes

Nossa @FabianaSouza, isso é muuuuito real mesmo!! Também já presenciei situações semelhantes, e particularmente isso me gera muito desconforto. Nos dias de hoje isso não pode mais ser tolerado, sabemos que a cultura de uma empresa precisa ser desenvolvida e cultivada de cima pra baixo, o exemplo tem que vir dos líderes, para que a cultura seja aderida, mesmo que aos poucos, pelos liderados.

4 Likes

Antigamente tinha o mito do programador na caverna, aquela pessoa que se enfiava uma semana num apartamento com café e sem janela e saía com 30 mil linhas de código espaguete indecifrável.
Hoje as coisas que a gente faz são incrivelmente mais complexas, e ficou simplesmente inviável alguém fazer isso.
Nossa área acabou ficando um pouco com esse estigma mas acho que ele não deve durar.
Saber se comunicar, trabalhar em time, lidar com pressão, prazos e desafios, tudo isso são coisas que antes não eram tão “necessárias” por qeu a comunidade de dev era muito pequena. a cmunidade cresceu e é impossível viver no nosso ecossistema sem as famosas soft skills mesmo.
Mas ao longo do treinamento a gente vai ter muitas oportunidades de exercitar elas pelo visto, na live de ontem as palestrantes falaram que a gente vai ter atividades em grupos, e acho que serão inclusive algumas de grupos maiores e algumas até de times.

6 Likes

Como foi dito acima, são habilidades tão importantes quanto as técnicas. Eu acho que esse lance de “passar batido” por nós que estamos iniciando e para quem já tem uma certa experiência, seja com tecnologia ou não, está justamente na falsa idéia de que o conteúdo é muito óbvio, sendo que não. Tem muita coisa que a gente negligencia no nosso dia a dia, que se colocada uma ação positiva faz toda a diferença no cumprimento de nossos objetivos.

Depois que eu fiz o aquecimento, e fiz com muita atenção, eu percebi o tanto de coisa que eu preciso melhorar! E digo mais, algumas coisas eu coloquei em prática no meu atual trabalho (vendas) e senti um resultado quase que de imediato.

6 Likes

Exatamente @paulohenrique3140, é importante que a gente esteja aberto e se permita, precisamos ter atenção a nós mesmos!

3 Likes

Hahahhahaha simmmm, era exatamente essa a imagem dos “nerds de TI” kkkkk mas que bom né que existiu esse crescimento da comunidade pq assim temos mais, e diferentes pessoas, para abrir a mente, desmistificar essas coisas e desenvolver ainda mais…

5 Likes

E também não adianta a empresa fazer uma mudança de fachada, do tipo: temos um time diverso, defendemos o empoderamento feminino, temos um ambiente colaborativo e com foco nas pessoas.
Mas na realidade, os gerentes não param para ouvir uma sugestão do(a) funcionário(a), acabam impondo políticas que criam atrito entre os setores e que acaba prejudicando o desenvolvimento de projetos/demandas. :confused:
Concordo com você, o exemplo tem que vir dos líderes e não de chefes. E colocar as soft skills como requisito para vagas, já é um bom começo :slightly_smiling_face:

5 Likes

Na mina opinião ss Soft Skills é quem manda em uma entrevistas de empego, voce pode ser a pessoas mais técnica da sua area se suas Soft Skills forem fracas provavelmente voce não alcançara a vaga!

6 Likes

Eu creio que as Soft Skills são as coisas mais importantes que tem!
Porquê o técnico, tu vai aprendendo, compartilhando, crescendo e melhorando teu código…
Mas o saber trabalhar em equipe, saber conversar, saber compartilhar, é o que mais define!

7 Likes

Em um panorâma geral, as áreas se complementam. A tecnologia está numa constante evolução e o profissional da área deve ter adaptabilidade para acompanhar e para estar sempre atualizado. Tal caracteristica faz parte do conjunto de soft skills e adquiri-lás permitirá que o profissional se mantenha no ritmo dessa evolução.

7 Likes

No começo eu fui relutante sobre este conceito das Soft Skills por achar que era apenas papo motivacional vazio, mas depois percebi que se trata mais sobre autoconhecimento do que o mal falado “papo de coach”. Apesar de serem usados muitos termos desse segmento, aprender a lidar com nossos sentimentos no dia dia, cada vez mais exigente e cheio de informações, é totalmente necessário para que possamos exercer nossas potencialidades e atingir nossos objetivos profissionais e na vida.

6 Likes

S.M.A.R.T. funciona muito né

6 Likes

Simmm, a gente constrói coisas fantásticas quando dissemina o conhecimento entre pessoas diferentes, e eu acho maravilhoso ver o quanto a nossa área tem o potencial de unir pessoas com backgrounds totalmente diferentes, e um objetivo comum!

5 Likes