SUGESTÃO: Criar um status entre pedidos pendentes e pedidos prontos para manuseio.

Eu li essa reportagem (http://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/e-commerce-perde-r-1-bilhao-ao-ano-em-vendas-feitas-por-boleto-bancario/), porém a mesma só diz que os cliente esquecem de pagar. Enviei um e-mail para a Enviou para obter maiores detalhes.

Contudo, o texto não elenca motivos de esquecimento e vamos lembrar que, para pedidos em cartões de crédito (com clientes com baixo nível de risco), a mudança de staus que aciona e-mail de lembretes são mais frequentes (pedido aprovado, preparando entrega e enviado). Essas mudanças de staus reduzem a ansiedade do cliente, pois o mesmo verifica que seu pedido está sofrendo movimentações dentro da empresa. Já um pedido pendente (vindo do método de pagamento do lojista ou de marketplaces) demoram até 72h para serem pagos, ou seja, são 72h de ócio onde o cliente não é acionado para nada. Dessa forma, eu sugiro a criação de um status chamado Pedido Reservado para ser utilizado em pedidos pendentes para o cliente ser lembrado novamente, pelo lojista, que ele precisa praticar uma ação e que ao mesmo tempo indica movimentação do pedido dentro da loja para o cliente ter em mente a seguinte observação "Olha" Já separaram meu pedido!".

Depois da criação do status seríamos capazes de mensurar se esse pequeno lembrete gerará resultados relevantes.

Deixo aqui algumas pessoas com as quais converso para ajudarem na replicação disso, se assim considerarem relevantes.

Essa sugestão já é aplicada em outros segmentos, não onlines também. Exemplo, em Paris, o posicionamento das cadeiras e mesas dos Cafés foram modificados de forma que os clientes pudessem ver o "movimento" das ruas. Segundo o estudiosos do comércio lá, o movimento acalma e aumenta no consumo.

@Nathan Prestes​ , @Fabio Santos de Albuquerque​ , @Augusto Garrucho​

Abraço.

Olá @Jayme Proni​ ,

Bom dia!

Obrigada por enviar sua sugestão!

Hoje vocês podem configurar emails de Pagamento Pendente e lembrete de vencimento do Boleto (informando que o pedido ainda não foi pago e que os produtos ainda o esperam).

Esses emails podem ser customizados com a informação (texto) que desejar.

Então essa parte "são 72h de ócio onde o cliente não é acionado para nada." não acontece pois o cliente é acionado com os lembretes que pagamento pendente e vencimento do boleto.

De qualquer forma vamos levar sua sugestão para nosso time de produto para ser avaliada ;)

Att

E como é configurado isso Cristiane? Seria através do VTEX HOOK?

@Nathan Prestes​ o message center tem o email de atraso.

Sempre teve isso? Desconhecia.

https://viacosmetica.vtexcommercestable.com.br/admin/message-center/#/templates/vtexcommerce-payment-pending