📌 [Sugestões] [Ideias] [Gama Academy]

Olá pessoal !!! 😀

Que tal melhorarmos a plataforma de cursos digitais da Gama Academy?

• Deixe aqui a sua sugestão de como melhorar a Gama Academy;
  • E curta as ideias que você mais gostou.

:bulb: Pode ser que a sua ideia receba visibilidade e seja implementada.

Veja também outros tópicos relacionados a sugestões e ideias:

VTEX Community :point_right: 📌 [Sugestões] [Ideias] [VTEX Community]
Hiring Coders :point_right: 📌 [Sugestões] [Ideias] [Hiring Coders]

9 Likes

Eu vou deixar uma ideia aqui para iniciar o tópico: :point_down:

Estou sentindo falta da opção de estender o vídeo horizontalmente, para facilitar a leitura na divisão de tela, e junto com essa opção colocar a lista de vídeos em uma linha horizontal com barra de rolagem.

Atualmente na divisão de tela fica assim:

Eu gostaria que também fosse possível deixar dessa forma:

Se você apoia esta ideia, curta esta mensagem para que ela ganhe visibilidade. :+1::heart:

26 Likes

Olá, acho que seria interessante ter uma classificação que aluno pudesse realizar para medir “Dificuldade” do conteúdo, porque as vezes o conteúdo é muito bem elaborado e repassado pelo professor ( o que já é avaliado no padrão do Curso), mas tem um nível mais avançado ou ou mais fácil, isso seria um termômetro para mais dicas de exercícios, o que tem mais necessidade de se treinar e até a necessidade de mais material de apoio ou alguma aula extra.

8 Likes

Queria MUITO que essa divisão de tela fosse melhorada, cheguei a sugerir ela no Slack. Tomara que o pessoal aqui da VTEX consiga dar esse feedback pra Gama.

7 Likes

Oi @edubarros101 tudo bem?

Pelo que tenho acompanhado a Gama e a VTEX estão em sintonia e em comum objetivo.

E se não me engano a Gama esta por aqui com esse perfil :point_right: @Gama.HiringCoders

4 Likes

Oi, Tiago! Ótima ideia!

Eu adoraria que tivesse em cada módulo uma parte de desafios, como os assignments, mas sem contar nota. Creio que os professores tem muita noção de habilidades que são essenciais e rotineiras, e propor esses desafios nos ajudaria a sedimentar o conhecimento da aula. Acredito que para quem está começando, falta essa visão do que praticar.

Além disso, um quiz no final das aulas também nos ajudaria a reforçar o conhecimento adquirido.

Ex:
Desafio CSS: Crie uma página usando grid com 4 colunas e 3 linhas.

Valeu, galera! Vamos estudar e praticar! :grin: :grin:

8 Likes

Olá, eu gostaria que as aulas tivessem mais recursos visuais como, imagens de analogias, explicações animadas e etc. para aumentar o entendimento e a absorção dos conteúdos.

2 Likes

Ótima ideia! :+1:

Podemos sempre por em prática o que aprendemos mas ter uma espécie de ferramenta junto com o video era ótimo.

5 Likes

Eu percebi que quando clico em um vídeo que eu já estava assistindo antes ele não começa de onde eu parei. Quando clico na playlist também acontece algo parecido, ao invés de começar no vídeo que parei, começa no primeiro vídeo da playlist. Não sei se deu pra entender, mas foi algo que reparei e acho que seria melhor se já começasse de onde parei.

5 Likes

O horário das mentorias e lives deveriam começar depois das 18h. Quem trabalha não consegue acompanhar ao vivo e mesmo que fique gravada, você não tem a interação com a turma.

6 Likes

Boa tarde!

Acho a ideia do processo muito boa, mas o excesso de informações acaba atrapalhando um pouco no meu entendimento do que preciso fazer e qual passo devo fazer em seguida. Sem contar, que tive problema no recebimento do email de confirmação na plataforma da VTEX, logo a minha pontuação de engajamento vai ficar desfalcada. Tento muito conciliar trabalho e estudo, acho que se focassem mais no engajamento qualificado, em vez do quantitativo, seria algo mais produtivo. Pois percebi que tem vários tópicos criados, gerando mais um excesso de informação, apenas para contar como ponto de engajamento. Obrigado por criar esse espaço público para sugestões e compartilhamento de ideias. Bom estudo à todos!

3 Likes

Nossa, essa sugestão seria maravilhosa se implementarem. Eu uso só uma tela normalmente porque ela é grande e não preciso estender o vídeo, porém, quando vou assistir essas aulas eu tenho que estender o vídeo para poder ver a tela direitinho.

1 Like

Vi em uma mentoria que comentaram que as aulas começavam as 17h por conta dos alunos de Portugal, o fuso horário deles é de 4horas adiantados daqui do Brasil.
Ai para ser justo para todos escolheram esse horário das 17h!

2 Likes

Sim. Aqui em Portugal as mentorias são das 21h ás 23h. Se for muito mais tarde, fica complicado para quem tem de trabalhar no dia seguinte.

3 Likes

Uma ideia alternativa seria o revezamento de horários entre as mentorias, como são duas por semana, poderiam deixar uma para o horário que permitisse a maior participação dos alunos de Portugal, e a outra para o horário que permitisse a maior participação dos alunos do Brasil.

3 Likes

Uma sugestão: informar o assuntos ou a que semana pertence o desafio.
Descobri que o Desafio 01 é HTMl + JS. E eu já poderia ter feito antes. Não o fiz pq achei que englobaria tudo ate a prova 3 e 4, ou seja, não fiz pq não tinha estudado/visto GraphQL.
Talvez informando o tema a maioria não hesite em fazer e faça o mais breve possivel. Assim dando celeridade e optimizando o processo de estudos.

3 Likes

Boa. :clap:

No começo cheguei a codar um mini scrapping pra puxar os ids deses vídeos e ver em janela total direto do Vimeo. :triumph:

Mas depois comecei a usar 2 telas e bola pra frente. Ainda me incomoda um pouco não poder passar pro próximo vídeo da playlist em tela cheia, mas…

Bom, um quebra-galho pra ajudar nessas playlists lado-a-lado com o VS Code, é ir lá no devtools e mudar o estilo do flex no LessonMainContainer deles pra column, aí o browser já joga essa playlist aí do canto direito lá pra baixo do vídeo, então dá pra aumentar largura e altura do VideoPlayerContainer pra aproveitar esse espaço. Porque o zoom do browser não resolve, do jeito que os estilos estão definidos.

Mas os devs da Gama podem implementar ajustes desse tipo, até reestilizando melhor e jogando a playlist pra formato próprio pra ficar em baixo como você sugeriu, com um mero “botão” ali à direita que altera os estilos, assim como já tem o que encolhe a aba da esquerda com os módulos… nem que seja na unha.

É UX nas prioridades. :star_struck:

Só não sei se eles estão abertos a essas sugestões… será que lêem os comentários naquele formzinho de feedback? :thinking:

3 Likes

Eu instalei uma extensão no Google Chrome chamada Tampermonkey, com ela da pra rodar de forma automática scripts para endereços específicos. Então eu escrevi um script para deixar a tela mais escura, com o vídeo estendido na horizontal, e com atalhos para passar e recuar o vídeo.
Os atalhos ainda não funcionam quando o foco está na janela do vimeo por conta do erro de origem cruzada (CORS), mas quando sobrar um tempo vou tentar resolver.

O resultado ficou meio grosseiro porque não pude dedicar muito tempo, mas para meu uso pessoal já me atende:

Em tela dividida o vídeo se ajusta para caber na janela:

3 Likes