Tipos de computação em nuvem (X-aaS)

Para quem ainda ficou com dúvidas sobre os principais tipos de arquitetura na prestação de serviços de computação em nuvem, segue conteúdo original da Amazon Web Services sobre o tema.

Os três principais tipos de computação em nuvem são infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). Cada tipo de computação em nuvem oferece diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento para que você possa selecionar o conjunto certo de serviços para as suas necessidades.

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS contém os componentes básicos da IT na nuvem. Normalmente, o IaaS oferece acesso a recursos de rede, computadores (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados. O IaaS oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI. Ele é o tipo de computação mais semelhante aos recursos existentes de TI, já conhecidos por vários departamentos e desenvolvedores de TI.

Plataforma como serviço (PaaS)

Com o PaaS, você não precisa mais gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais) e pode manter o foco na implantação e no gerenciamento de aplicativos. Dessa forma, você fica mais eficiente, pois não precisa se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo necessário para a execução dos aplicativos.

Software como serviço (SaaS)

O SaaS oferece um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, quando as pessoas mencionam SaaS, estão falando de aplicativos de usuários finais (como e-mail baseado na web). Com uma oferta de SaaS, você não precisa pensar sobre a manutenção do serviço ou o gerenciamento da infraestrutura subjacente. Você só precisa se preocupar sobre como utilizará esse software específico.

Fonte: O que é cloud computing (computação em nuvem)? - Amazon Web Services

17 Likes

Opa hahahahhaha agora sim hahaha :sparkling_heart: Puro sabor esse tópico!

1 Like

Esse foi especialmente para você, @LeonaVelfor :wink:

1 Like

Que honra :anatomical_heart::heavy_heart_exclamation:

1 Like

Vou salvar aqui,valeuuuuu

1 Like

Vou deixar aqui uma contribuição com algumas informações oriundas do curso da IBM que estou participando.

  • A computação em nuvem é a entrega de recursos de computação sob demanda pela Internet em uma base de pagamento conforme o uso; os recursos são atribuídos e reatribuídos dinamicamente entre vários usuários e aumentam e diminuem em resposta às necessidades dos usuários.

  • Existem três tipos de modelos de implantação de nuvem: Público, Privado e Híbrido.

  1. Nuvem pública é quando você aproveita os serviços de nuvem pela internet aberta em hardware de propriedade do provedor de nuvem, mas seu uso é compartilhado por outras empresas.

  2. Nuvem privada significa que a infraestrutura de nuvem é provisionada para uso exclusivo por uma única organização. Ele pode ser executado no local ou pode ser de propriedade, gerenciado e operado por um provedor de serviços.

  3. E quando você usa uma combinação de nuvens públicas e privadas, trabalhando em conjunto perfeitamente, que é classificado como o modelo Híbrido.

  • Três modelos de serviço:

  • As organizações devem considerar suas necessidades de negócios, viabilidade de investimento e capacidade de risco para criar uma estratégia de adoção de nuvem que forneça os benefícios desejados sem causar interrupções nos negócios e problemas de segurança, conformidade ou desempenho.

  • A adoção da nuvem está crescendo mais rápido do que o previsto. Conduzindo essa onda tecnológica estão os provedores de serviços em nuvem com uma série de serviços que vão desde serviços de infraestrutura, plataforma e software. Alguns dos principais provedores de nuvem de nossos tempos incluem AWS, Alibaba Cloud, Google, IBM e Microsoft Azure.

5 Likes

Muito obrigado pela contribuição @brmartin! :wink:

Obrigada por compartilhar =)

1 Like

Vou deixar um video como complemento.

3 Likes