Transição de Carreira - Conte aqui sua história

Salve, turminha!
Vi que têm várias pessoas em transição de carreira, por isso decidi criar esse tópico para compartilharmos histórias, dicas, motivação e expectativas.
Bom, também estou em transição de carreira, vou resumir um pouco minha história aqui:

Sou Engenheiro Civil - formei em 2019 - e desde lá tentei entrar no mercado de trabalho e não logrei êxito. Após várias tentativas, sem sucesso, resolvi estudar para concursos, porém tive altos e baixos por conta da frustração e preocupação em me realocar no mercado de trabalho. Ano passado fiz a minha primeira prova, que foi a da PRF, porém fiquei por alguns pontinhos. Voltei a procurar emprego, não consegui, então resolvi retomar os estudos, desta vez para o concurso da Receita, porém sem previsão de edital próximo. Como essa vida de concurseiro leva tempo, e principalmente dinheiro, não podia continuar com esse planejamento.
Certo dia, vasculhando o linkedin, vi um post de um Eng.Civil que fez a transição para área de desenvolvimento e resolvi tirar algumas dúvidas. Passei alguns dias pesquisando, mas estava receoso por conta da minha idade, 33 anos. Sempre fui apaixonado por tecnologia, desde a minha infância, porém nunca havia percebido, mesmo ajudando amigos próximos a formatar um computador aqui, instalar um ssd ali, estar sempre por dentro das novidades do mundo tecnológico, ser chamado de nerd por amigos, ter meu Yoda no retrovisor do meu carro e etc.
O engraçado é que minha família e amigos sempre viram isso em mim, mas eu mesmo nunca me dei conta…
Percebi, então, que a vida é muito curta para deixarmos de fazer o que gostamos, e que, se uma coisa não está dando certo, é porque Deus tem um propósito maior em sua vida e você, ainda, só não percebeu.
Atualmente estou estudando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou participando desse programa Hiring Coders #3, hoje posso dizer que nunca me senti tão feliz estudando algo!
Ah, e em relação aos concursos, fiz outra prova em março, passei mas não pretendo assumir, até me chamarem, se Deus quiser, já estarei nessa área de TI que sempre gostei.
Demorei, mas encontrei o meu caminho!!
É isso, o texto foi um pouco longo, mas é um pedacinho da minha história…

Nunca é tarde para aprender e correr atrás do que realmente vale a pena em sua vida!

Ainda sou um padawan nessa área, mas podem contar comigo, se eu não souber, garanto que aprenderemos juntos!

Meu linkedin e github caso queiram me adicionar:

https://www.linkedin.com/in/allyson-oliveira-b2b390131/

Abraços

41 Likes

Me chamo Maydson Araujo Lima, atualmente tenho 35 anos. Trabalho em setor administrativo atualmente, mas estou envolvido com a informática desde os 15 anos. Fiz ADS mas sempre fui autodidata.

10 Likes

Allyson desejo sucesso para você e parabéns pela dedicação! Gostei muito do tópico que você criou e de poder conhecer da sua história.

Sou Filipe Chácara, tenho 28 anos e também estou em transição de carreira, saindo de 6 anos do marketing e indo agora para o mercado da tecnologia. Foi uma trajetória boa, mas que não tinha muita relação com meu perfil, e hoje já sou muito mais feliz estudando sobre as tecnologias de desenvolvimento que não quero largar nunca mais!

Como estou passando por momentos financeiros mais apertados, eu estava estudando de todas as formas gratuitas possíveis. Felizmente, veio o Hiring Coders como uma esperança para eu conseguir fazer essa transição de forma gratuita e com muita qualidade.

Temos que aproveitar essa oportunidade com todas as nossas forças!

10 Likes

Gostei dessa enquete. Já passei por várias Transições de Carreira. Me formei em Processamento de Dados na área de Tecnologia em 1999, nessa época a TI era vista mais como uma área de suporte, então trabalhei muito com infra-estrutura: consertando computadores, impressoras, passando e crimpando cabos de rede, também fiz um estágio de 06 meses com Delphi e SQL, depois trabalhei com VB. Tentei fazer um mestrado em Engenharia de Produção, e nesse meio tempo amadureceu a ideia de empreender. Foi sócio por 16 anos de uma Pousada, encarregado do RH, Reservas, Estratégias de Marketing e Suporte a TI. Nesse meio tempo fiz uma Pós-graduação em Desenvolvimento Mobile, e me especializei em Android com Java. Depois coloquei minha própria empresa, uma hamburgueria, e mas na frente arrendei porque estava disposto mesmo a entrar na área de tecnologia. Comecei a trabalhar como frelancer no desenvolvimento de sites em Wordpress e Ecommerce em Woocommerce e Magento2. E agora estou aqui correndo atrás, estudando, participando de bootcamps, eventos para mim recolocar no mercado novamente.

13 Likes

Primeiramente, parabéns pela iniciativa!

Me chamo Marcos, sou designer gráfico desde os 12 anos de idade (hoje tenho 21) e atualmente estou fazendo a transição para a área de tecnologia. Jamais deixarei para trás meus conhecimentos em design, muito pelo contrário, a tecnologia veio com um PLUS!!

O design ainda será muito utilizado por mim em meus projetos e sei que é bastante importante saber desenvolver bons designs e boas interfaces.

8 Likes

Olá, tenho 27 anos, hoje atuo na área comercial.
Sempre fui aficionado pela área da tecnologia, em 2013 ingressei na faculdade no curso de Engenharia de controle e automação com o intuito de trabalhar na área de projetos de automação, na época sonhava em minha própria empresa criando produtos de automação residencial, na época era um vislumbre no Brasil.
Por diversos motivos tranquei o curso e ingressei na área comercial, pude crescer muito nesta área e também levar uma baita queda, rs.
Sempre tentando de alguma forma aprender, minha maior dificuldade foi aprender sozinho sem uma comunidade para poder aprender junto.
Estou muito ansioso por esta oportunidade.

8 Likes

Oi pessoal, é um prazer!
Me chamo Jéssica tenho 21 anos, sou formada em Secretariado executivo bilíngue, e estou fazendo ADS agora, tive contato com HTML pela primeira vez em Secretariado e gostei muito, decidi começar a estudar mais a fundo e antes mesmo de terminar a primeira graduação, comecei a segunda, foi um semestre muito puxado porque eu sempre trabalhei, mas vele o esforço a cada dia, essa experiência está ajudando muito a realmente colocar a mão na massa :rocket: :rocket: :rocket: :rocket:

8 Likes

Olá, foi algo que notei, realmente muitos em transição de carreira e eu sou mais um. Sempre fui apaixonado por estudar, não apenas programação, então estudei enfermagem e química (ambos técnicos), Radiologia (superior) e fiz duas pós-graduações em radiologia, uma em tomografia computadorizada e outra em física do radiodiagnóstico e medicina nuclear - radioproteção e controle de qualidade. Conversando com amigos que trabalham na área, e contando sobre a minha necessidade de conseguir um emprego que me possibilite a mobilidade (trabalhar remoto) surgiu a programação como opção de carreira. Ainda é uma ideia sendo amadurecida, com bastante frio na barriga, pois sou servidor público e abandonar a estabilidade é algo que mexe com os nervos, mas estou disposto a dar o melhor de mim e quem sabe poder aplicar o conhecimento das outras áreas no desenvolvimento. :wink:

7 Likes

Historia incrivel Allyson como me motiva esse tipo de compartilhamento…

Desejo todo sucesso me identifiquei muito com sua historia e como eu sempre falo não tem como dar errado para quem faz ate da certo!!!

5 Likes

Fala, galera! Desde já desejo sucesso e boa sorte a todos.

Bom, eu sou formada em Psicologia e estou em transição de carreira para a área de Programação. Faz um pouco mais de um ano que venho estudando as tecnologias frontend, e tenho gostado bastante. Já participei de um projeto profissional desenvolvendo um software para um órgão público. Foi uma grande experiência e aprendi muito nesse projeto. Agora vamos em busca de mais um objetivo! :pray:

7 Likes

Eu sempre sonhei com a engenharia civil desde criança, estou terminando agora, com 23 anos e já percebi o quanto é difícil conseguir estágio e trabalho nessa área. No início desse ano eu estava totalmente desmotivada e perdida com o que fazer da vida. Sempre gostei de tecnologia e tb sou “nerd” kkk meus amigos estão nessa área de tecnologia e eu gostei muito quando vi o básico durante a graduação em civil. Decidi mudar totalmente de carreira e comecei a estudar mês passado, e cara… tô muito apaixonada por tudo que to aprendendo. O hiring chegou na hora certa pra mim, pra me dar um norte e pra eu conhecer melhor sobre as possibilidades dessa área. E tenho que dizer, a comunidade é incrível, todo mundo se ajuda e to muito animada pra seguir carreira.

7 Likes

Estou atualmente em uma transição de carreira, tenho formação como técnico químico (2017) e na época iniciei Analise e Desenvolvimento de sistemas porém cursei apenas um semestre. Trabalhei na área farmacêutica por 3 anos e por mais dois anos na área ambiental, cerca de um ano atrás retornei para a área farmacêutica como técnico químico e foi dentro desta farmácia que surgiu a oportunidade de conhecer a VTEX e a chance de poder trabalhar com o e-commerce. Recebi a proposta de começar a trabalhar na gestão do site de vendas com a plataforma VTEX “mesmo sem ter qualquer experiência (rindo mas de puro nervosismo.)”
Está mudança me trouxe de volta o interesse que existia pelo desenvolvimento e também trouxe o interesse voltado para o comércio digital.
Sou um iniciante da área então tudo que for para agregar no aprendizado e ajudar vindo desta comunidade será bem vindo.

7 Likes

Oi Pessoal! Me encontro um pouco na história do @Allyson

Me chamo Sabrina, tenho 23 anos. Me formei em 2020 em Biomedicina, mas logo desanimei por ser uma área de poucos empregos e pela desvalorização da área da saúde.

Entrei para área comercial, tive a oportunidade de trabalhar em ecommerce, onde trabalho atualmente fazendo a gestão de Marketplaces (vender produtos da empresa dentro de, por exemplo: Dafiti, Mercado Livre, Renner, Riachuelo, C&A). E após fazer amizade com amigos que trabalham em programação e por eles me ajudarem a automatizar processos dentro do site, fiquei encantada.

Mas assim, desde os meus 12 anos fui sempre apaixonada pela tecnologia, formato pc, monto e desmonto notebook, desktop e só me dei conta agora que é algo que amo muito fazer. Estou um pouco receosa pois essa área não é fácil como pensam, boatos que muitos desistem no meio do caminho, mas tudo exige dedicação, não é mesmo?

Desejo boa sorte a todos, que tenham um futuro brilhante e o principal, gostem do que façam.

8 Likes

Fala Pessoal! Meu nome é Leandro, tenho 28 anos e sou profissional da área de logística. Sempre gostei muita de raciocínio lógico e já dei aulas de matemática. Conheci o mundo da programação e do desenvolvimento web e estou apaixonado.

8 Likes

Oi pessoal! Muita gente em transição de carreira e muitas histórias diferentes.

No meu caso, eu sempre quis ser cientista e meu sonho era fazer pesquisa, e para isso eu teria que seuir uma carreira acadêmica. Foi o que construí durante muito tempo, me dedicando muito aos estudos de Neurociência com foco em Biologia e pesquisas de Iniciação Científica.

Infelizmente esse sonho, que eu estava realizando a duras penas, não condiz com meu outro grande sonho: independência financeira. É que eu tenho essa paixão por não morrer de fome hahahahaha Então me voltei para o mercado de trabalho. Na área que me formei emprego é raro, estágio também. Mas na área de tecnologia as oportunidades são infinitas! As empresas até investem em treinamento técnico.

Tive algum contato com programação na universidade e achei interessante. Então cá estou, transicionando para a área de desenvolvimento. Estou achando muito legal e fico me perguntando por que raios não escolhi esse caminho 10 anos atrás :upside_down_face:

7 Likes

Meu nome é Leandro e tenho 28 anos. Estou migrando da área de logística para Desenvolvimento Web. Tenho certeza que o Hiring Coders é um grande passo nessa jornada.

6 Likes

Me chamo Antonio, 39 anos, há 16 anos entrei para o mundo de eventos, criando um Portal de eventos, no qual por todo sempre, iamos em eventos, baladas, enfim… fotografando e publicando no mesmo… Por vários anos foi sensação aqui na região… entretanto, hoje em dia fotografia ficou algo meio banal… sem contar a pandemia que há 2 anos, fechou todos os eventos… Sendo assim, decidi focar na área que sempre gostei, inclusive, formado, mas que ainda pouco havia atuado… e é com isto que resolvi a partir de agora, usar da mesma motivação que sempre me mantive na área de eventos, agora na nossa área de programação…

5 Likes

Oi, pessoal!

Caramba esse tópico é tão necessário!! Muito obrigada pela iniciativa, Ally!

Sou formada desde 2020 em Arquitetura e Urbanismo, logo quando li o “Engenheiro Civil” ali pensei “alguém que vai entender o meu sofrimento hahah”. Logo quando formei senti essa mesma frustração do mercado ser um mundo completamente diferente do esperado na minha área, a sensação de não saber pra onde ir é realmente assustadora. O pensamento de que ter tido notas muito boas, trabalhos sempre elogiados e tirar 10 em um TCC infernal, não terem quase que nenhum significado por simplesmente passar anos correndo atrás de uma formação superior, dando o seu melhor, e não ter ninguém pra te falar “ei, segue por esse caminho…o mercado é assim, se dedique a essas coisas” (pois sabemos que nessa área infelizmente existe uma grande desvalorização logo no processo de estágio, ja cheguei a receber proposta de 300,00).

Por isso admiro tanto iniciativas como a da Gama e da VTEX, e de algumas start-ups que entendem a necessidade de um processo inovador e que busque capacitar profissionais para ‘o mercado’, para situações reais e em prazos menores, porque hoje em dia isso é essencial. É muito bom saber que hoje em dia as pessoas tem mais oportunidades, as vezes me sinto uma idosa quando penso como nossos pais comentavam “na minha época era desse jeito x, não tinha como eu fazer uma faculdade de y”, vendo as oportunidades que tem surgido atualmente.

Então quem tá com receio, se dedique, invista…e quando bater aquela vontade de desistir lembra desse tópico e que dá pra reclamar de como ta difícil no Slack que com certeza vai ter gente pra reclamar junto e te ajudar! :rofl:

6 Likes

Que bacana Leon… Posso dizer que como servidor público vc não está sozinho nesta, rs… aqui na minha cidade tb me encaixo assim, paralelamente ao site de eventos que mencionei acima, tb trabalho como servidor público desde 2006… se eu puder ajudar pode contar comigo! :slight_smile:

5 Likes

Vejo tanta gente migrando para dev, de fato há muitas vagas mas será que isso pode ser uma bolha??

4 Likes