Lá no grupo do slack surgiu uma dúvida do Felipe Joseph a respeito de como poderia atualizar o node.
Fui pesquisar e descobri que existe um gerenciador de versões do node e do npm chamado nvm, e que a forma correta de instalar o node seria através dele.
Sendo assim, decidi criar esse tópico para compartilhar o passo a passo que eu utilizei para instalar essa ferramenta e facilitar minha vida das próximas vezes que for atualizar o node.
*…obs1: Originalmente, o nvm foi criado para funcionar no Linux e no macOS apenas, mas depois foi criada uma versão exclusiva para o windows. Se você não estiver utilizando o windows, o repositório oficial do nvm é esse aqui: GitHub - nvm-sh/nvm
~~~ ATUALIZAÇÃO NODE ~~~
# Passo 1: Verificar arquivos remanescentes do NODE, do NPM e do NPM_CACHE nos caminhos abaixo, e fazer o backup das pastas do NPM e do NPM_CACHE
→ C:\Program Files\nodejs
→ C:\Users[seu usuario]\AppData\Local
→ C:\Users[seu usuario]\AppData\Roaming
# Passo 2: Desinstalar NODE.JS
# Passo 3: Deletar todas as pastas remanescentes do NODE, do NPM e do NPM_CACHE
# Passo 04: Instalar o NVM
→ link para as instruções de instalação
→ link para o download do instalador
*obs: é importante instalar numa pasta cujo caminho/“path” seja sem espaços
ex CERTO: C:\Users\User\AppData\Roaming\nvm
ex ERRADO: C:\Users\User\Minha Pasta\nvm
# Passo 05: Abra um terminal e digite nvm list available para exibir as versões do NODEJS disponíveis para download
# Passo 06: Se der erro no comando, reinicie o computador e repita o passo 05
# Passo 07: Baixe a versão desejada do node com o comando nvm install [versão]. As opções para esse comando são:
- nvm install latest ~> instala a versão mais recente do nodejs
- nvm install lts ~> instala a última versão estável do nodejs (Long Term Support), que atualmente é 16.15.0
- digitar manualmente o número da versão
# Passo 08: Selecione uma versão do node com o comando nvm use [versão]
*obs1: é possível digitar nvm use newest para utilizar a versão mais recente que estiver instalada (mesmo que não seja a versão mais atualizada do node)
*obs2: talvez seja necessário abrir o terminal com privilégios de administrador para poder executar esse comando
# Passo 09: Digite o comando node -v e npm -v para confirmar se está tudo certo
~~~ ATUALIZAÇÃO NPM ~~~
Com o node.js já instalado através do nvm, é só utilizar o comando npm update -g para atualizar o npm para a versão mais recente.
~~~ INSTALAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO DO YARN ~~~
Eu dei uma pesquisada e, pelo que me parece, essa discussão de “NPM vs YARN” começou há alguns anos, quando o NPM estava lá pelo sua versão 3 e era lento demais para instalar pacotes… mas de lá para cá muita coisa mudou, e hoje já não faz muita diferença qual você vai usar. Se tornou uma questão de gosto pessoal.
Vou deixar o link desse vídeo aqui que tem uma explicação mais aprofundada sobre isso.
Dito isso, o comando para instalar e atualizar o yarn é o mesmo:
npm install yarn -g
e para garantir que a versão instalada é a mais recente, você pode usar o comando
yarn set version classic
E aqui cabe uma observação importante… diferente do npm, existem algumas versões do yarn disponíveis hoje que são razoavelmente diferentes umas das outras.
Os comandos que demonstrei acima são para instalar a versão CLASSIC (atual v1.22.18), que funciona igual ao NPM na questão da instalação dos pacotes dentro do próprio projeto.
Mas também existem as versões 2.x, e a 3.x que pelo que pesquisei, funcionam de modo diferente… Você pode conferir a documentação oficial dessas versões nesse link, e as instruções de como alternar entre as versões nesse link