[TUTORIAL] A forma correta de instalar NODE, NPM e YARN

Lá no grupo do slack surgiu uma dúvida do Felipe Joseph a respeito de como poderia atualizar o node.

Fui pesquisar e descobri que existe um gerenciador de versões do node e do npm chamado nvm, e que a forma correta de instalar o node seria através dele.

Sendo assim, decidi criar esse tópico para compartilhar o passo a passo que eu utilizei para instalar essa ferramenta e facilitar minha vida das próximas vezes que for atualizar o node.
*…obs1: Originalmente, o nvm foi criado para funcionar no Linux e no macOS apenas, mas depois foi criada uma versão exclusiva para o windows. Se você não estiver utilizando o windows, o repositório oficial do nvm é esse aqui: GitHub - nvm-sh/nvm

~~~ ATUALIZAÇÃO NODE ~~~
# Passo 1: Verificar arquivos remanescentes do NODE, do NPM e do NPM_CACHE nos caminhos abaixo, e fazer o backup das pastas do NPM e do NPM_CACHE
→ C:\Program Files\nodejs
→ C:\Users[seu usuario]\AppData\Local
→ C:\Users[seu usuario]\AppData\Roaming

# Passo 2: Desinstalar NODE.JS

# Passo 3: Deletar todas as pastas remanescentes do NODE, do NPM e do NPM_CACHE

# Passo 04: Instalar o NVM
→ link para as instruções de instalação
→ link para o download do instalador
*obs: é importante instalar numa pasta cujo caminho/“path” seja sem espaços
ex CERTO: C:\Users\User\AppData\Roaming\nvm
ex ERRADO: C:\Users\User\Minha Pasta\nvm

# Passo 05: Abra um terminal e digite nvm list available para exibir as versões do NODEJS disponíveis para download

# Passo 06: Se der erro no comando, reinicie o computador e repita o passo 05

# Passo 07: Baixe a versão desejada do node com o comando nvm install [versão]. As opções para esse comando são:

1. nvm install latest ~> instala a versão mais recente do nodejs
  2. nvm install lts ~> instala a última versão estável do nodejs (Long Term Support), que atualmente é 16.15.0
  3. digitar manualmente o número da versão

# Passo 08: Selecione uma versão do node com o comando nvm use [versão]
*obs1: é possível digitar nvm use newest para utilizar a versão mais recente que estiver instalada (mesmo que não seja a versão mais atualizada do node)
*obs2: talvez seja necessário abrir o terminal com privilégios de administrador para poder executar esse comando

# Passo 09: Digite o comando node -v e npm -v para confirmar se está tudo certo

~~~ ATUALIZAÇÃO NPM ~~~
Com o node.js já instalado através do nvm, é só utilizar o comando npm update -g para atualizar o npm para a versão mais recente.

~~~ INSTALAÇÃO ou ATUALIZAÇÃO DO YARN ~~~
Eu dei uma pesquisada e, pelo que me parece, essa discussão de “NPM vs YARN” começou há alguns anos, quando o NPM estava lá pelo sua versão 3 e era lento demais para instalar pacotes… mas de lá para cá muita coisa mudou, e hoje já não faz muita diferença qual você vai usar. Se tornou uma questão de gosto pessoal.

Vou deixar o link desse vídeo aqui que tem uma explicação mais aprofundada sobre isso.

Dito isso, o comando para instalar e atualizar o yarn é o mesmo:
npm install yarn -g

e para garantir que a versão instalada é a mais recente, você pode usar o comando
yarn set version classic

E aqui cabe uma observação importante… diferente do npm, existem algumas versões do yarn disponíveis hoje que são razoavelmente diferentes umas das outras.
Os comandos que demonstrei acima são para instalar a versão CLASSIC (atual v1.22.18), que funciona igual ao NPM na questão da instalação dos pacotes dentro do próprio projeto.

Mas também existem as versões 2.x, e a 3.x que pelo que pesquisei, funcionam de modo diferente… Você pode conferir a documentação oficial dessas versões nesse link, e as instruções de como alternar entre as versões nesse link

14 Likes

Utilidade pública! Muito obrigada por isso!

Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar. Ontem eu instalei a versão mais recente do node sendo que não tinha nenhuma outra versão instalada no meu notebook. Algumas coisas estão mio estranhas quando rodo javascript no vs code e pensei em reverter essa instalação porque provavelmente fiz algo errado. Infelizmente esqueci de criar um ponto de restauração…

Pensei em desinstalar manualmente (pelo painel de controle) e instalar a versão mais estável seguindo essas instruções que você postou. Faz sentido isso ou devo fazer um procedimento diferente?

1 Like

a vantagem principal de desinstalar o node e reinstalar usando o NVM é a praticidade de atualizar futuramente… fora isso, não tem diferença alguma

quais são essas “coisas estranhas” a que você se refere?

2 Likes

Não consigo debugar. Eu rodo o código e vejo o resultado na aba OUTPUT, mas não tem nada na aba DEBUG CONSOLE. Não sei se está tudo bem ser assim ou se tem que ser diferente porque nas aulas de Estrutura de Dados o professor vê o resultado na aba DEBUG CONSOLE, aí fiquei achando que deveria ser igual pra mim.

você está usando o comando console.log(NOME DA FUNÇÃO AQUI()) ??

Sim, no código tem esse comando e a saída aparece na aba OUTPUT. É a aba DEBUG CONSOLE que fica vazia.

Fiz um teste aqui e funcionou (segue print abaixo)

1. Clicar no botão “Run and Debug” na barra do menu lateral esquerdo (atalho: Ctrl+Shift+D)
  2. Apertar no botão verde-azulado “Run and Debug”
  3. Se abrir uma janelinha com uma lista para selecionar qual ‘debugger’ você vai usar, selecione a opção NODE
  4. Utilize a função console.log(umaFunçãoAqui()) para poder imprimir os resultados desejados na tela do DEBUG CONSOLE
  5. Sempre que alterar o código e quiser debugar novamente, é só apertar a tecla F5

3 Likes