VTEX IO Dúvidas e impressões

Pessoal, tenho algumas dúvidas e impressões sobre o VTEX IO que realmente só surgiram pós mentorias, pode ser que mais gente também tenha a mesma opinião que eu ou saiba responder.

1- VTEX IO é o store framework que é vinculado com o ADMIN e o ADMIN é a página que fazemos as configurações, cadastramos produtos, e mais.

2- Store Framework é composto pelos temas, dentro destes temas, tudo é um bloco que podemos modificar e criar. Nada nos impede de criar um tema do 0. (???) Para um bloco funcionar precisamos declarar ele.

3- CMS. Pelo que eu entendi, CMS é o legado, eu vi que no ADMIN tem uma parte que parecem ser algumas configurações do CMS e algumas pessoas alterando as configurações lá… VTEX IO tem alguma coisa a ver com isso? Legado e IO não são coisas diferentes?

4 - Backend… Pelo que eu entendi, no backend não trabalhamos mais com blocos, só no front… é isso mesmo?

Essas são algumas dúvidas minhas, eu realmente achei que eu tinha entendido, mas um fator x de coisas me deixaram bem confusa, alguém saberia responder? Se quiserem também deixar suas dúvidas, fiquem à vontade.

21 Likes

Esse de CMS me quebra um pouco também. Como funciona essa migração de legado, ficou meio confuso.

5 Likes

O que entendi sobre:

1. VTEX IO é a plataforma (ou o ecosistema inteiro). Em resumo, é onde tudo acontece, tudo mesmo… até o que não vemos e às vezes chamamos de “por baixo dos panos”. Aqui fica a cloud, a infra, os workspaces, os temas, apps modelos… e também a interface Admin.

2. Store Framework é um pedacinho do IO. Só que ele é para o desenvolvimento de front-end. Ele é baseado ideologicamente no React, porém é low-code. Tudo é desenvolvido através dos arquivos .JSON. (no final das contas, os arquivos json serão convertidos para o react, só que quem faz isso é o IO). Bem por isso que tudo são blocos, assim como no React tudo são componentes.

3. CMS (content management system) são plataformas low-code como Wordpress e Joomla! A VTEX tem seu CMS também. Ele é mais um pedacinho do ecosistema. Hoje chamam de legado por conta do novo produto, o IO, que veio para substitui-lo.

4. É isso. Você estará construindo serviços, endpoints essas coisas. (O conceito de blocos é baseado no conceito de componentização, herdado do React).

referências:

17 Likes

Também tive algumas dessas dúvidas, mas sobre a diferença entre o CMS e o VTEX IO, encontrei esse post que me ajudou a tirar um pouco as dúvidas e explicar um pouco do processo de migração: https://community.vtex.com/t/vtex-io-vantagens-e-migracao/27289

10 Likes

Perfeito!!!

4 Likes

Agora ficou claro. Valeu, @deywid!

4 Likes

Tivr que ler uns 3 vezes os conteúdos para entender certo.

1 Like

O @deywid ja falou tudo, mas só para complementar:

Você pode criar um tema do 0, apesar de q a VTEX recomenda q vc utilize o tema BoilerPlate para base do seu tema novo.

Para o bloco funcionar ele precisa sim ser declarado.

Backend não trabalha com blocos, mas com apps, você precisará linkar ou instalar o app (Backend) para ele funcionar no seu workspace.

3 Likes

Sobre o backend… entendi, então deve ser por isso que minha loja atual não ta funcionando kkkkkkk

1 Like

Também tive essas dúvidas.

1 Like