Adicionar uma mensagem na finalização de compra caso a pessoa esteja recomprando no site e não tenha preenchido o campo CVC

Precisamos fazer um ajuste na última página de finalização de pedido para clientes que já compraram em nossa loja e estão fazendo uma nova compra. Neste cenrário, é pedido o e-mail da pessoa e, como ela já comprou antes, todos os dados do cartão ficam gravados (menos o CVC e parcelamentos). Como a maioria dos dados já vai estar automaticamente preenchida, a pessoa pode não se atentar que faltou preencher o campo CVC e parcelamentos, então ao clicar no botão "finalizar compra", ele não processa e não retorna nenhuma mensagem.

O jeito ideal de implementar uma mensagem dizendo " É necessário preencher o campo do código de segurança do cartão (CVC) e selecionar a opção de parcelamento desejada para finalizar a compra" seria primeiro validar se o cliente digitou ou não o CVC e selecionou o parcelamento para exibir a mensagem somente para as pessoas que não digitaram. Se jogarmos a mesma mensagem para um usuário que já digitou o CVC pode causar confusão e até impactar na conversão final, pois o usuário pode pensar que o checkout está com problemas de validação de dados...

É possível fazer isso? Ouvi dizer que aquela parte de colocar o código de cartão é um iframe (conteudo externo que é inserido na página), porém, pelo fato do conteúdo ser externo não é possivel que eu verifique se um usuário digitou o código ou não.

Não há como fazer manipulações nos campos dentro do iframe por javascript.

Essa é uma medida de segurança para evitar captação de dados.

Assim como o @Ykaro Lemes​ falou por questões de segurança não é possível manipular essa parte do carrinho, principalmente o capo CVV que é o único campo que o cliente digita em uma segunda compra (com ele qualquer pessoa conseguiria fazer uma compra usando o cartão de outra).

Olá @Renata Stramasso​ fazer essa customização não será possível como já apontado na thread acima. Contudo vamos levar essa sugestão para o time do checkout! Em tempo lembramos que muitos dos gateways já integrados na VTEX possuem o pré-auth, que faz a validação dos dados logo após o clique de fechar compra. Quando algum dado não estiver correto aparece uma mensagem de erro informando que os dados estão incompletos. Falamos mais sobre isso nesse artigo do help:

http://help.vtex.com/pt/faq/erro-ao-fechar-pedido

bom dia pessoal,

Muito obrigada pelo retorno. Na verdade a ideia não seria deixar esses campos já preenchidos (CVC e parcelamento), mas pelo menos retornar uma mensagem apontando o que falta ser preenchido quando a pessoa clicar em finalizar compra e não tiver preechido esses 2 campos..eu mesma me confundi e quando não processou a compra, não sabia o qie faltava preencher. Isso pode ser ruim

@Thomas Low-Beer​

@Renata Stramasso hoje o Checkout exibe uma mensagem de erro quando o CVV não é preenchido:

pagamento



@Breno Calazans​ , a mensagem só aparece no primeiro cadastro. Quando você já pe cliente da loja (ou seja, já fez compras) e volta a compra, seus dados são carregados automaticamente, e asims como eu, não me atentei que apenas o campo CVV e parcelamentos não vinham preenchidos, então ao tentar finalizar a compra, o sistema não processa nada e não acusa nenhuma mensagem, ou seja, eu fiquei "perdida" sem saber o que fazer e como proceder com a compra, só depois de alguns minutos eu parei para analisar e vi que faltavam preencher o CVV e parcelamento, entendeu?

@Renata Stramasso o GIF acima mostra um cliente que já fechou compra anteriormente na loja, fechando uma segunda compra. Os seus dados de cartão são carregados e só falta preencher o parcelamento e CVV.

Caso o cliente não veja que tem esses campos para preencher e clique em "Finalizar Compra", o Checkout exibe a mensagem de erro "Campo obrigatório" abaixo do campo de CVV, informando que o campo deve ser preenchido, como mostra no GIF.

O que você sugere é mostrar mais mensagens de erro na tela além do campo de CVV ficar vermelho e ter o texto de "Campo obrigatório"?

@Breno Calazans​ Sim, o campo CVV retorna como um campo obrigatório, mas não acontece o mesmo com o campo parcelamento. Se você clica em finalizar compra, e ve que esqueceu do CVV, você vai lá preencher o campo e dai clica de novo em finalizar compra, nada acontece, pois o campo parcelamento não foi preenchido e não retorna nenhuma mensagem de campo obrigatório no campo parcelamento, então a pessoa tem que adivinhar e rever tudo novamente para identificar aonde que está o erro. Isso para UX é muito ruim, ter que fazer o seu consumidor pensar pode não ser muito bom. Ele pode abondar o carrinho, o que na verdade é o que está acontecendo..temos muitas peders na página de payment e eu acho que seja por conta disso.

Oi, @Renata Stramasso, sobre o parcelamento tem razão. Vamos tentar melhorar a indicação de erro no campo de parcelamento.

Obrigado pelo feedback!

@Breno Calazans uma opção interessante seria já deixar o campo de parcelamento vir definido como uma das opções disponíveis - como À VISTA, por exemplo. No pior dos casos, se o cliente esquecer de preencher, o pedido é finalizado mesmo assim.

Oi, @marco sinatura, já tentamos por esse caminho antes. O problema é que o cliente depois liga para o SAC para cancelar o pedido, pq não era a sua intenção fechar a compra a vista.

O ideal é que seja selecionado a forma de parcelamento que é realmente sua intenção. Por agora, vamos seguir por melhorar a mensagem de erro.

Obrigado pela ajuda :)

@Breno Calazans​ uma coisa que conseguimos fazer e acho que pode ser bacana,nós inserimos uma mensagem antes mesmo da pessoa clicar em finalizar a compra, assim não tem erro da pessoa escrever!

Obrigada pelas respostas.

@Renata Stramasso vocês inseriram isso na página de checkout mesmo? qual a sua loja? queremos minimizar esse problema por aqui também!

EM TEMPO: alguém sabe se esse problema passou a existir com o novo Checkout lançado há algumas semanas? Ou é algo que já vinha acontecendo há um tempo? Pergunto isso pois nosso goLive foi ontem, então não temos esse histórico.

@marco sinatura​

Sim, na página de pagamentos, na verdade. O aviso aparece assim que a pessoa entra na página. Nossa loja é www.intimissimi.com.br