Alguém mais está tendo problemas com Chargebacks no Pagar.Me ( Pagarme )?

Recentemente sofri 2 chargebacks de valores elevados com o Pagar.Me, para minha surpresa o anti-fraude deles autorizou uma transação que supostamente o nome do titular do cartão sequer coincidia com o titular informado na compra. Como o antifraude deu risco moderado e o nome do comprador era o mesmo do titular do cartão confiei neles.

Vi outras reclamações parecidas no Reclame aqui e na página deles no Facebook. Alguém mais passou por algo parecido?

Segue a minha queixa no reclame aqui:

Recentemente fomos vítimas de uma [Editado pelo Reclame Aqui], sofremos um chargeback em uma venda online (24/12/2019, transação #149780468), apesar da avaliação do anti[Editado pelo Reclame Aqui] do pagar.me aprovar, e classificar como um risco aceitável.

Como os dados do comprados supostamente batiam com os dados do titular do cartão (mesmo nome, mesmo cpf) e o anti[Editado pelo Reclame Aqui] liberou a venda enviamos o pedido.

Para nossa surpresa poucos dias depois, em 31/12/2019 o portador real do cartão contestou a compra. De imediato o valor foi descontado em nosso saldo a receber no Pagar.me, por sorte o objeto ainda se encontrava em trânsito e conseguimos barrar a entrega com a transportadora Braspress.

Ao receber o e-mail comunicando o chargeback, mesmo já tendo conseguindo barrar a entrega, enviei um e-mail para o pagar.me informando que apesar de já ter enviado (anexei nota fiscal e comprovante de envio), havia conseguido bloquear a entrega com a transportadora(também anexei os e-mails trocados com a transportadora).

Questionei o fato do "ANTI[Editado pelo Reclame Aqui]" não cruzar SAQUER a informação do NOME DO TITULAR DO CARTÃO, mas segue o que me responderam:

"Meu nome é XXXX e faço parte do time de relacionamento do Pagar.me.

O nome do comprador não é um dado que validamos. O Pagar.me assim como todos os meios de pagamento não possuem acesso ao real nome do portador do cartão. Apenas somos comunicados quando ocorre o chargeback. Sei que é bem ruim essa isso, mas trata-se um acordo bancário que não conseguimos ter acesso a essa informação.

Com relação ao bloqueio, ele é feito de forma temporária, para que possamos analisar seu transacional.

Nosso time de monitoramento, enviou um email para você ontem informando do ocorrido.

Caso tenha alguma dúvida, permaneço a disposição. "

Poxa, mas que tipo de verificação de segurança é esta que não verificar sequer a titularidade? Pelo que sei o anti[Editado pelo Reclame Aqui] cruza os dados do titular, comportamento de compra, endereço de entrega, valor do pedido, e uma série de outros dados e comportamentos de consumo do comprador.

Como se não bastasse todo esse absurdo, a empresa Pagar.me BLOQUEOU TODOS OS NOVOS NOSSO VALORES QUE JÁ ESTAVAM DISPONÍVEIS PARA SAQUE, INCLUINDO ATÉ MESMO AS NOSSAS VENDAS À VISTA POR BOLETO BANCÁRIO.

PARA PIORAR AINDA MAIS CONTINUARAM ANTECIPANDO AS VENDAS COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, COBRANDO JUROS PELA ANTECIPAÇÃO, MAS SEM ME DEIXAR SACAR OS VALORES.

Espero que revertam as antecipações feitas durante o período em que bloquearam nosso saque e que os valores disponíveis (boleto e cartão) sejam devidamente corrigidos durante o prazo que permanecer o bloqueio.

Em suma, FUJAM DO PAGAR.ME, a pequena diferença da tarifa não compensa o descaso e arbitrariedade da empresa quando na verdade ela deveria proteger o lojista.

Att.,

Yuri

Segue o conteúdo do e-mail comunicando a trava de saque:

"Esse e-mail é para informar que, por medida de segurança, preventiva e temporária, foi inserida uma trava de saque em sua conta Pagar.me. Essa trava ocorreu porque foi identificado um comportamento atípico em seu transacional, com a presença de transações que possuem riscos de retornarem chargeback. Lembrando que nos termos das cláusulas 12, 1, 67, 68 e 69 do CONTRATO DE SOLUÇÃO DE PAGAMENTOS DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS, durante a realização do procedimento investigativo mencionado nesta Cláusula, o Pagar.me poderá suspender a disponibilização de todas as funcionalidades da solução de pagamentos, sem que isto gere para o Pagar.me a incidência de multas ou de encargos moratórios. Necessitamos o contato dos mesmos para proceder com a análise de desbloqueio."

Esta questão já é um pouco antiga, mas mesmo assim vou tentar responder baseado no meu conhecimento no momento.

A Pagarme não consiste nenhuma informação. Ela se limita a pegar o nome do titular do cartão e passar adiante para a adquirente. No retorno, vai passar de volta o mesmo nome capturado. Ou seja, se o fraudador entrar com dados cadastrais e repedir o mesmo nome do cadastro no campo do titular do cartão, vai passar essa informação sem nenhuma checagem.

Importante notar que a Pagarme não é adquirente, no momento é subadquirente. Ao solicitar o CPF do titular do cartão, ela própria informa que não possui essa informação. Desconheço qualquer sistema de prevenção sendo utilizado no momento pela Pagarme. O que eles possuem é a mesma informação que o lojista possui. A exemplo, a quantidade de tentativas de compras incompletas, passando assim um alerta ao lojista de que há chances daquela última transação passada gerar um chargeback.

1 Like