Alimentar DataLayer com informação de Visitor Type

Olá, tenho uma dúvida:

O Google lançou o New Customer Acquisition (NCA) para as campanhas de Shopping. Com ele, é possível saber de forma separada quem é já é cliente de um novo.

Em nosso dataLayer, não temos essa variável. Até tem uma de visitorType, mas ela não está recebendo nenhuma informação ("undefined").

É possível alimentar essa variável ou criar uma nova, indicando se o cliente é novo ou não (true/false)?

Acredito que essa informação só apareça para usuários que estão logado

olá, Tadeu, tudo bem? estamos revendo os tópicos mais relevantes/visitados da nossa comunidade e por isso, reabrimos sua pergunta, assim caso outros usuários tenham a mesma dúvida, é possível consultar a nossa resposta oficial!

Atualmente o dataLayer é diferente entre páginas do Portal, checkout e orderPlaced. Esses ‘módulos’ são gerenciados por equipes diferentes na VTEX.

Para adaptar o dataLayer e atender o formato exigido para a nova funcionalidade do Google seria necessário implementar uma lógica conforme cada página direto no GTM.

Coloco aqui a resposta do time sobre a lógica do checkout:

visitorType: ->
    if orderForm.loggedIn or (!orderForm.canEditData and !orderForm.loggedIn)
        return "existing customer"
    if orderForm.canEditData and not orderForm.loggedIn
        return "new customer"

visitorLoginState: ->
    if orderForm.loggedIn
        return "authenticated customer"
    if not orderForm.canEditData and not orderForm.loggedIn
        return "unauthenticated customer"

O “existing customer” não garante que é um “recurring user”. É simplesmente um usuário que tem os dados já cadastrados na plataforma, aonde normalmente seus dados foram importados automaticamente a partir do e-mail. Já o “new customer” é um usuário que não fez login e os dados do orderForm não estão mascarados, ou seja, justamente aqueles que o e-mail não foi autocompletado pelo sistema.

Entendo que esse não é o cenário ideal e que não é a resposta que você gostaria de obter neste momento. De qualquer forma, o seu apontamento sobre o New Customer Acquisition (NCA) será importante para que consigamos defender essa necessidade de ajuste no dalaLayer junto à equipe.

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.