Alterar nome categoria já criada, altera a URL da mesma?

Boa tarde pessoal

Eu estou fazendo algumas otimizações para melhorar o SEO da minha página. Hoje vi que as categorias não foram cadastradas me maneira "otima", o que esta prejudicando o desempenho em sites de pesquisa.

Minha dúvida é se ao alterar o nome das categorias, a URL das mesmas é automaticamente alterada.

Para não prejudicar o SEO do site, gostaria de saber se há como "esconder" categorias e produtos para que eles não apareçam na busca do site. Pois meu objetivo é deixar a categoria que existe atualmente ativa, embora não aparecendo em nenhum menu nem pesquisa e criar outras com "nome e URL" mais amigáveis.

@Tacius de Aragon Arias​ achei a descrição um pouco contraditória. Primeiro você quer alterar o nome do departamento(o que já altera a url) e no final informa que quer deixar a categoria antiga ativa.

Após alterar a categoria, você vai precisar reindexar à base.

Aconselho também que faça um redirecionamento 301 para que usuários que entrarem na URL antiga da categoria seja redirecionado para a atual: http://help.vtex.com/pt/faq/mapeamento-de-urls-redirecionamento-301

Faça esse procedimento fora do horário de pico para minimizar problemas até que indexe toda a base do catalogo.

Como faz pra reindexar a base?

Você pode realizar validando essa documentação da VTEX:
https://help.vtex.com/pt/tutorial/entendendo-a-manutencao-da-base-de-dados

Muito cuidado com essa área pois ao clicar no botão errado você pode perder dados da sua loja e não há como voltar atrás.

Leia o nome dos botões com atenção