API de notificação de rastreio

Existe alguma maneira de notificar o rastreio do pedido via API?
Por exemplo:
se quando for inserido na VTEX o rastreio ele gerar um hook para receber a notificação que o pedido foi atualizado.

2 Likes

@Fabio.N Também estou há alguns meses atrás dessa informação de forma que seja esclarecida de mais claramente e detalhada, já que no Help não encontrei nada muito preciso.
Precisava disso para utilizar as notificações pra enviar por whatsapp uma msg atualizando o cliente do status do pedido dele através de um serviço de terceiro que trabalha com Hook.
Talvez a @KarinaMota possa nos ajudar nessa! Né @KarinaMota ?! :heart_hands: :kissing_heart:

Olá @Fabio.N e @nat

Acredito que é possível sim fazer isso com OrderHook, utilizando um Hook do tipo FromOrders e, na expression, utilizar o campo trackingNumber ou trackingUrl.

Minha recomendação seria testar isso diretamente, mas acredito que algo como esse exemplo abaixo, que criei agora mesmo, funcionaria:

{
    "filter": {
        "type": "FromOrders",
        "expression": "packageAttachment.packages.trackingNumber != \"\"",
        "disableSingleFire": false
    },
    "hook": {
        "url": "https://endpoint.example/path",
        "headers": {
            "key": "value"
        }
    }
1 Like

Eu consigo configurar isso no Master Data como trigger com envio de http request?

Olá @Fabio.N, Oi @nat, tudo bem com vocês?

Pegando o gancho no que o @eduardo.luciano já comentou, usando o Order Hook basicamente teriam que ter por exemplo uma AWS Lambda ou um service como valor do hook.url porque apenas o OrderId é enviado para esta rota.

Então na lambda ou service, teria que fazer um GetOrder usando o OrderId para consultar os dados do pedido para fazer o processamento desejado, monitorando por exemplo o json path packageAttachment.packages[0].courierStatus onde ficam as atualizações do Shipping Update.

Acredito que eu seguiria nesta linha de criar um middleware para cuidar desta tarefa… e outro caminho seria buscar algum parceiro com integração nativa com a VTEX como o Zenvia- WhatsApp

@Fabio.N @nat Pessoal, a Weni já tem a integração pronta plug em play de trackeamento/rastreio de pedidos, eu sou Advocate na Weni e construí toda essa solução. Basicamente você precisa configurar um hook usando a API informando quais status você deseja receber e a URL que irá receber essas notificações. Como a weni é BSP do Meta (provedor oficial), essa solução no Whatsapp fica muito simples de ativar :slight_smile:

Nesse caso, a trigger não é configurada no master data, somente via api, você pode consumir esse recurso da API para configurar: Orders API

image

Podem entrar em contato comigo se tiverem dúvidas e até mesmo se quiserem a solução da Weni no whatsapp :slight_smile:

2 Likes