Boa tarde, pessoal! É possível alterar o e-mail de um Cliente via API? Sei que o e-mail do cliente no VTEX é chave primária... Gostaria de saber quais seriam os impactos de alterar o email de um cliente? As informações cadastrais permanecem? Obrigado!

Não é possível alterar o email, justamente por ser a chave primária :(

Já tivemos problemas em realizar essa alteração... mas faz tanto tempo que não me recordo como realizamos isso. Não faça rs

Entendo que o usuário pode ter realizado uma compra em um email errado, mas infelizmente ainda hoje não foi encontrado uma solução.

Obrigado, Nathan.

Estava testando agora pouco uma API (https://documenter.getpostman.com/view/164907/vtex-master-data-api-v2/7EHbXTe?version=latest#b4f7a4d9-0908-4e1d-277b-06f24c0898fc, patch update partial document) com o método patch e consegui alterar o e-mail de um cliente, como isso foi possível? Achei que não tivesse como.

Verifiquei que por mais que o Cliente possuísse um e-mail como chave primária, ele ainda assim possui um outro "ID" que não muda. 😐😐

Edit¹: Acontece que eu tenho o seguinte caso: Tenho um cliente que precisa mudar o e-mail. Tenho duas possibilidades para a mudança de e-mail do cliente:

  1. Criar um novo usuário e migrar as informações anteriores que continham os dados do cliente, e torná-lo inválido.
  2. Alterar o e-mail do Usuário por meio de API (O que deu certo com o Patch) e assim continuar com as informações do Cliente sem a necessidade de migração ou criação de um novo usuário.

Não conselharia... mas se conseguiu, menos mal.

Possível que alguns módulos apresente algum tipo de problema, vale alertar o cliente.

@Thiago Aquino​ houve algum efeito colateral com a modificação que citou acima?

O email é a chave primária, então tudo dentro da VTEX funciona apartir deste campo.

Pode haver complicações e eu não sugiro, porém desconheço o que pode apresentar de efeito colateral.

Fala @Mailson Prates​ , tudo beleza? A alteração por meio desta rota deu problema, então não indico muito.

Mas encontramos uma outra forma e que pode servir de sugestão para a sua plataforma.

A forma e o método que conseguimos encontrar para alteração de e-mail é com a criação de uma nova conta e fazendo o vinculo com ela para este novo e-mail. A ideia é que, seja criada uma outra chave que sirva de ponte para integração do usuário e assim as informações não serão perdidas (pelo menos não as cadastrais).

O problema de alteração de e-mail na VTEX e por não possuir algo nativo é que todo o histórico de compras realizado pelo usuário acaba desaparecendo e não migrado para a outra conta (que foi criada por meio de alteração de e-mail), então minha outra sugestão é que: se o usuário solicitar uma alteração de e-mail, ele tem que estar ciente de que todo o histórico de pedidos não será passado para o novo e-mail. Infelizmente a questão do histórico é algo que a VTEX ainda tem que resolver ou então desenvolver algo nativo para a plataforma.

Olá,
Hoje em dia até é possível pedindo a VTEX para habilitar a troca de e-mail, porém a plataforma tem um bug e seu cliente tomará acesso negado na tela de order em my account.