Cadastrar um produto para cada sku

Bom dia.
Sou novato aqui e estou com uma duvida referente ao cadastro dos produtos.

Temos varios produtos com variação de SKU, porém ao cadastrar esses skus foi cadastrado um produto para cada SKU, e não foi da maneira “correta” que seria um produto com diversos SKUS associados a ele.

Minhas dúvidas são:

1- Da forma como cadastramos esta errado ?
Isso vai influenciar no desempenho da plataforma em algum momento?

2- Hoje não estamos nenhum ERP integrado a VTEX, mas estamos em busca de um ERP, nossa ideia seria exportar os produtos/skus da VTEX para o ERP, da forma como cadastramos vai dar algum problema?

3- Se resolvermos cadastrar da maneira correta, deixando um produto com variações de skus, existe alguma forma de fazer com que na prateleira e na página de cada departamento apareça os skus separados e ao acessar a página de um SKU apareça as variações desse SKU?
Porque quando faço isso só aparece o produto e os skus aparecem ao acessar essa pagina.

4- Pela experiência de vocês, o que é mais aconselhável, cadastrar como cadastramos ou cadastrar um produto com as variações de SKU?

Obrigado pela ajuda.

Thiago.

Primeiramente parabéns por sua primeira pergunta e bem vindo a nossa comunidade!

1 - Não! Não necessariamente errado, vai depender muito das regras de negócio da loja. Claro que dessa forma não poderá usar as soluções nativas VTEX para seleção de SKU, mas há maneiras customizadas de contornar isso.
Inclusive, atualmente se aconselha um limite de 50 SKUs por produto. Passando disso é recomendado colocar os restantes dos SKUs em outros produtos e relacioná-los por customização no front.

2 - Isso dependerá exclusivamente do ERP. Do lado da VTEX a exportação cada ID de SKU será atrelado a um diferente ID de produto. Mas pode-se exportar os dados por planilha, por exemplo, e modificar os dados associando os SKUs a um único ID de produto antes de enviar para o ERP.

3 - Na exibição do front de loja é exibido sempre o produto. Caso isso seja uma demanda da loja, cadastrar 1 sku por produto faz com que o produto seja, na prática, basicamente o SKU. Então todas as variações serão exibidas.
Além disso, há apps e agências que podem customizar a experiência da frente de loja.
Talvez essas documentações ajudem
https://help.vtex.com/pt/tutorial/qual-a-diferenca-entre-produto-e-sku--5yhABFDOpyiUcicce2W4CM
https://help.vtex.com/pt/subcategory/produtos-e-skus--pwxWmUu7T222QyuGogs68

4 - Ambos são válidos, podendo ter vantagens e desvantagens.

  • Vários SKUs por produto são mais fáceis de se gerenciar e já há soluções nativas para o intercâmbio de SKUs de um mesmo produto na frente de loja. (Geralmente as lojas preferem esse método)
  • 1 SKU/produto dá um maior controle sobre o SKU específico, além de todos os SKUs serem exibidos no front.
1 Like