Carrinho Abandonado sendo enviado para usuários que finalizaram o Pedido

Olá,

Meus emails de Carrinho Abandonado estão sendo enviados para os usuários que já finalizaram o pedido. A configuração está como diz no tutorial (print anexo).

Tenho 3 etapas de emails de carrinho abandonado, um email é disparado após 20min, outro após 1 dia e outro após 1 semana, será que isso tem alguma relação com o problema?

Bom dia @Marcel Barkauskas​,

Creio que o problema se encontra na configuração de tempo de envio. Basta aumentar de 20min para 30min que já haverá uma diminuição do cenário :)

Muitos usuários levam maior tempo no Carrinho pois estão buscando as informações do cartão, ou escolhendo qual deles utilizar, entre outros fatores para a melhor decisão da compra.

Abs.

Oi @Giovanna Modena

Também tinha pensando em algo parecido, mas não é apenas o email que é disparado após 20min que está sendo enviado para usuários que já finalizaram a compra, os emails que são enviados após 1 dia e após 1 semana também estão com este problema.

@Augusto M. G.​ você sabe o que pode estar acontecendo?

Tive que pausar minha campanha, pois estava tendo problemas.

Oi, Marcel!

O cenário que a Giovanna diz não é aplicável, pois o valor do campo última sessão é gravado após ela ser encerrada, o que acontece em 20 a 30 minutos após o usuário deixar de navegar no site, caracterizando o abandono.

O e-mail que os clientes estão recebendo são com os produtos recém comprados? Não é algo como um novo carrinho abandonado, após fecharem a compra?

@Augusto Garrucho​ Sim, são dos produtos recém comprados.

Eu estou achando que alguns clientes devem abandonar o carrinho e logo em seguida voltar para comprar, mas mesmo assim ele não deveria receber o e-mail, certo?

Tenho 3 fases do email:

20 min - Ele recebe um email falando que esqueceu os produtos

1 dia - Ele recebe um outro email que mostra os produtos que ele esqueceu no carrinho

1 semana - Ele recebe um email com desconto para finalizar o pedido

Mesmo após comprar, o cliente está recebendo todos esses emails.

Antigamente eu só tinha configurado o email que hoje é 2º a ser disparado, aparentemente está tudo funcionando corretamente. Comecei a notar este problema quando configurei os outros 2 emails.

Marcel, as triggers são todas iguais (exceto pelo tempo e conteúdo do e-mail), e parecem corretas.

Minha sugestão é cadastrar o seu e-mail como destinatário das triggers, para que quando uma mensagem seja enviada a um cliente, você também receba.

Sabendo que uma trigger foi enviada, você poderá validar se há um pedido concluído e quais os dados que estão no Master Data para os campos relativos à trigger (Carrinho, Valor do Último Carrinho, Checkout, Data da Última Sessão).

Quando um pedido é fechado o valor do campo "Checkout" deve ser "Finalizado", o que faz a triggeres não ser disparada.

Se uma trigger for disparada com este campo contendo este valor, algo está errado, e daí eu peço que abra um ticket, por favor.

Se tiver dúvidas, estou à disposição! =)

Abraços.

@Augusto Garrucho​, eu já faço isso. Desde que percebi o problema eu retirei o envio para os clientes, e apenas eu estou recebendo os e-mails. Vi que o @Alexandre Bonati fez uma compra teste, mas ele não irá receber os e-mails​, apenas eu.

Existe algum tópico que explica o básico do Master Data? Têm algumas coisas que não entendo o que significa. Por exemplo, o que significa o status Checkout: FormaPagamento?

Percebi que os clientes que finalizaram o pedido e receberam email, estão com o status, Checkout: FormaPagamento e Última Sessão com algumas horas depois do pedido deles, com o valor do carrinho igual ao pedido Finalizado.

Você consegue entender o que causa este cenário?

@Marcel Barkauskas​ ,

Eu fiz sim para testar, ainda não te respondi porque estamos testando algumas coisas, inclusive já passei para os desenvolvedores do RC e do Masterdata. Pelo que vi os últimos dados de navegação da sua loja não estão sendo gravados no profile do cliente pelos menos não em um período de 3 horas que foi mais ou menos o tempo da compra que eu fiz.

Assim que tiver uma posição conclusiva eu volto com você por aqui.

Abraços,

Alexandre

@Alexandre Bonati​ quando você fez o teste, eu estava tentando alterar o email Remetente Padrão, tive alguns problemas, por isso que você recebeu o e-mail de Pedido Realizado com Sucesso com um pouco de atraso.

@Marcel Barkauskas​ ,

Por tratar-se de um cenário muito específico da sua loja, sugiro que abra um ticket no fale com a VTEX. Na Home da comunidade possui um link para isso, assim podemos trocar dados sensíveis da loja sem que fiquem expostos publicamente.

Abraços,

Alexandre

Marcel, complementando que, pelos seus relatos, é um comportamento incorreto, talvez um bug. Na abertura do ticket, envie o link dessa questão, pois já contém bastante informações útil para a investigação!

Sobre seu questionamento anterior, o campo Checkout é relativo ao momento da compra em que o cliente abandonou o carrinho. Naturalmente, sempre que o pedido foi finalizado, o cliente comprou em sua loja, o valor deveria ser Finalizado, e não FormaPagamento, como você diz ter visto em um caso.

Obrigado @Alexandre Bonati​ e @Augusto Garrucho​

Marcel, como você efetuou a configuração dos triggers para os outros 2 carrinhos com a condição do cliente não ter comprado?

@Guilherme Failde​ o problema que citei acima acontecia na 1ª etapa do carrinho abandonado, agora a 2ª e 3ª etapa estavam configuradas incorretamente, pois se o cliente finalizasse o pedido depois de receber o 1º email, ele mesmo assim receberia o 2º e o 3º. Eu retirei essas etapas da minha jornada, pois ainda não encontrei nenhuma solução para configurar.