Carrinho Abandonado Vtex para RD Station

Prezados,

estou com a seguinte duvida aqui, atualmente na VTEX existe a possibilidade de enviar os dados do carrinho abandonado para a RD Station?

O Cliente deseja usar a ferramenta (RD Station) para enviar um e-mail de recuperação de carrinho abandonado já com o link com os produtos adicionados a ele de forma automática após um determinado tempo.

Há essa possibilidade?

Oi @guilhermekaran , ao criar a trigger de carrinho abandonado no masterdata, é possível setar a “ação” para ser um HTTP request, e você consegue enviar as informações do carrinho pra um endpoint da RD station no body da request.

Oi Fer boa tarde, tudo bem? teria alguma documentação de como realizar estas configs?

Boa tarde! tudo certo e contigo?

Acho que esse help aqui pode te ajudar.
Mas assim, é basicamente configurar a trigger de carrinho abandonado, e no if positive, selecionar essa opção do “send an HTTP request”
image

1 Like

Bom dia Fer, me tira so mais uma duvida sobre esse tópico, essa URL que precisamos passar na triegger, seria a API da RD Station?

Obrigado

Oii Gui, isso mesmo, seria o endpoint da RD que vai receber os dados do carrinho

1 Like

Oi Fer boa tarde, me desculpe a amolação e que estou tendo uma certa dificuldade de colocar isso para rodar, eu encontrei o evento que devo acionar na RD, até ai tudo bem, neste campo header o que devo adicionar???

Isso aí vai depender da rota que vc colocar aí, se tiver necessidade de algum header tipo um app key , app token, um Content-Type etc…

Olá Guilherme como vai? Você conseguiu resolver a questão do envio dos eventos de carrinho abandonado da VTEX para a RD? Estou com o mesmo problema aqui e não estou conseguindo informações pra fazer a configuração também.

Você conseguiu resolver o problema?

1 Like

Bom dia Rodrigo, tudo bem?
Então, eu consegui resolver mais ou menos.
A primeira coisa a se fazer, obviamente é ativar a integração que o RD já possui com a VTEX.
Feito isso, criamos uma segmentação para quem visitou a página de checkout e não visitou a página de orderplaced - são pessoas que não compraram, mas tinham peças no carrinho.
Em seguida, criamos uma automação cuja condição de entrada era estar nessa segmentação.
a questão é que não colocamos a ação imediata, porque a jornada de compras não necessariamente é tão rápida - às vezes a pessoa coloca uma peça no carrinho mas continua olhando outros produtos, tem o tempo para preencher endereço e dados de cartão também - e por isso configuramos uma ação para uma hora depois que ele colocou a peça no carrinho e não fechou.

A questão é que, dessa maneira, o cliente ficava com a ação agendada para uma hora após entrar no fluxo e se, nesse meio tempo ele saisse da segmentação (porque fechou o pedido), ele receberia a mensagem mesmo assim, porque já estava agendada pelo fluxo de automação.

Para evitar que um cliente que fechou nesse período de uma hora recebesse a mensagem, tentamos fazer essa “adaptação” - se em uma hora ele CONTINUASSE na segmentação, receberia a mensagem, porém isso não funcionava sempre.

Pescamos alguns clientes que fecharam pedido e receberam mensagem de carrinho abandonado mesmo assim, então a solução que pensamos para interromper o fluxo de envio de msgs para carrinho abandonado caso o cliente tivesse fechado a compra não foi tão eficaz. Inclusive caso tenha algum insight que possa ajudar nesse sentido e compartilhar seria super válido.
Lembrando que eu não consegui obter informações dos produtos que foram abandonados no carrinho através do RD, em tudo que pesquisei cheguei a conclusão que não seria possível, mas caso tenha uma solução pra isso tb agradeceria.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Grande abraço e tenha um excelente dia!

1 Like