Carrinho abandonado

Boa tarde. Eu preciso pegar o OrderForm de um carrinho que foi abandonado. Mas não estou conseguindo essa informação. Estou recebendo alguns campos via webhook, sendo eles: documento e rclastcart. Com algum desses campos eu consigo isso?

Olá @leoamaral, seja bem-vindo à VTEX Community!

Em lugar de buscar o OrderFormId de um carrinho abandonado, o caminho é puxar a informação do campo rclastcart da entidade CL que retornará uma string no formato abaixo:

add?sku=261656&qty=1&seller=1&sc=1

E esta string você utilizará para criar um novo carrinho, seguinte formato:

https://{sualoja}.com.br/checkout/cart/add?sku=261656&qty=1&seller=1&sc=1

Recomendo a documentação oficial que orienta como acessar o carrinho abandonado dos clientes

Isso parece funcionar muito bem. Mas me surgiu uma dúvida, pode acontecer de: No momento que eu for criar esse carrinho abandonado, o valor pode estar diferente do valor que realmente estava o carrinho na hora que o usuário criou esse carrinho, ou não?

1 Like

Oi @leoamaral, bom dia.

Pode ficar tranquilo quanto a este ponto já que essa informação não é disponibilizada como parâmetro de rclastcart e também existem algumas regras para chegar até o chamado preço computado que determina qual deve ser o preço de venda de um SKU, considerando as regras da Arquitetura de preços da VTEX.

Inclusive se olhar para a documentação Como montar a URL do carrinho podemos observar que o parâmetro “price” não faz parte da montagem do carrinho, ou seja, sempre que um SKU for adicionado ao carrinho será oferecido o melhor valor considerando as regras da arquitetura de preços.

1 Like

Bom dia @andremiani !

Entendi, essa forma é bem legal de ser feita, mas dessa forma acabará poluindo o sistema da vtex com a quantidade de carrinhos abandonados, pois terá o dobro de carrinhos abandonados.

A forma que eu pensei, foi: Buscar o orderform dos carrinhos abandonados daquele usuário, usando o documento dele. Seria possível fazer isso?

Pensei em usar a seguinte API, mas não sei se seria a melhor. Saberia dizer?

Oi @leoamaral, na verdade não existe essa possibilidade de poluir o sistema da VTEX com muitos carrinhos abandonados já que apenas o último carrinho fica disponível dentro do campo rclastcart.

Talvez a @KarinaMota ou o @eduardo.luciano possam nos ajudar a esclarecer mais sobre este tema, mas até onde eu conheço de VTEX o caminho não é recuperar o carrinho abandonado pelo OrderFormId e sim criando um novo carrinho a partir da informação disponibilizada dentro do rclastcart.

1 Like

Olá @leoamaral

Como o @andremiani disse, não há uma possibilidade de poluição por carrinhos abandonados. Isso porque o carrinho abandonado não interage com o orderForm. uma lista de SKUs é salva no profile-system do Master Data e a partir disso é que os emails são enviados. O OrderForm é um indicador do status de uma dada navegação e não só expira naturalmente depois de um tempo, também pode ser atualizado para ter um e-mail diferente (já que não é restrito a um dado usuário).

Talvez seja possível obter o ordeForm a informação de Session do usuário, mas de qualquer forma para o carrinho abandonado isso não é necessário.

1 Like

Entendi. Muito obrigado pela ajuda @andremiani e @eduardo.luciano !