Cluster Promo 5% Off Funcionarios

Boa noite,
Estou criando uma promoção de 5% off para funcionarios da empresa.
Criei no Master Data a entidade Funcionarios e criei o campo Status que será passado True ou False.
conforme link: https://help-vtex-com.translate.goog/en/tutorial/creating-promotions-for-a-cluster-of-customers?_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_hist=true#

Gostaria de saber se na promoção, onde eu coloco o cluster ficaria status=true.
Pois temos varias entidades. Ao salvar apresentou erro.
Segue dados:

Att,

2 Likes

Bom dia Higor, como vai?
O seu raciocínio de usar o ID do campo e não o nome amigável está correto e a escolha do True tb, no entanto, pode até ser que eu esteja falando besteita pois na documentação existente na VTEX isso não fica muito claro, mas até onde eu sei, a promoção funciona apenas para a entidade de Clientes. Dessa forma, eu acredito que se vc criar dentro da Entidade Clientes, um campo Boolean com o nome de “colaboradores” por exemplo e colocar la na promoção a informação de “colaboradores=true” funcionará.

3 Likes

Oi @HigorDev concordo com a @nat :smiling_face_with_three_hearts:

Você precisa criar um campo dentro da entidade CL, geralmente nesses casos usamos um campo tipo boolean.

A partir desse campo você seleciona quais são as pessoas que você deseja conceder a promoção e muda no cadastro dessas pessoas para true o campo que você criou.

3 Likes

Exatamente isso @KarinaMota, lembrando que não basta apenas criar o campo na entidade CL, ele também terá de editar o formulário pra criar esse mesmo campo lá. Do contrário ele não vai conseguir editar o cadastro.

1 Like

Boa tarde @nat e @KarinaMota !
Obrigado pelo retorno. tentei seguir conforme me orientaram, porem estou com dificuldade para criar o campo ‘colaborador’ no form Clientes.
Eu localizei a entidade CL (customers) e criei dentro dela o ‘colaborador’, porem não localizei no form Clientes.

segue anexo para melhor entendimento.

1 Like

@HigorDev tudo bem?
Depois que vc criou o campo “colaboradores” dentro da entidade Clientes, vc indexou e depois salvou a entidade clientes?

Depois que fizer isso, vc vai no formulário como vc foi, porem no Layout Schemas e do seu lado esquerdo o campo q vc criou de colaboradores vai estar em Avaibles Fields. Mas pode demorar uns minutinhos pra o campo aparecer lá viu? Daí só pegar o campo lá e add ao seu formulário e salvar direitinho.

Espero ter ajudado, qualquer coisa conta comigo.

2 Likes

Bom dia @nat ! vou bem e voce?

Obrigado pela resposta. Esclareceu um pouco mais esse processo complexo da vtex. Porem ainda estou com dificuldades.
realizei a criacao do campo ‘colaborador’ dentro de CL. depois indexei e salvei. Esperei uns 10 minutos mas ainda não apareceu o campo no forms(layout schemas)

1 Like

@HigorDev tudo bem?
Então, na teoria vc fez tudo certinho, não achei nenhum passo que talvez tivesse pulado, no entanto na prática, tentei criar aqui tb um campo novo dentro da entidade de clientes e tb não apareceu até agora pra mim no Layout Schemas. Mas já fiz isso algumas vezes do mesmo jeito e não tive problemas. Pode ser que esteja demorando bemmmmm mais pra aparecer, ou pode ser que esteja com alguma instabilidade, no entanto, @KarinaMota consegue verificar se a gente está pulando alguma fase do processo ou se tem algo de errado pra que não esteja aparecendo o campo para edição do Fomrulário?

Abraço!

@HigorDev e @KarinaMota
Aqui funcionou e acredito que foi só mesmo uma questão de tempo de indexação que está um pouco mais lenta, pq eu não precisei fazer nada a não ser esperar umas 2h e tentar de novo.
Conforme imagem abaixo, apareceu o campo colaborador que eu criei pra te demonstrar, @HigorDev e agora seria só arrástá-lo para o formulário e salvar.

Agora sim espero ter ajudado.
Agrande Abraço!

Bom dia, gente!

@HigorDev é exatamente isso que a @nat citou! Conseguiu realizar o procedimento por aí? Caso não tenha conseguido posso realizar o passo a passo em uma loja teste e gerar os registros de tela para gerar um tutorial mais detalhado.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

Bom dia,
Deu certo! Apareceu aqui.
inclui um produto e fiz o teste de compra com meu email, mas a promocao nao entrou.

Oi @HigorDev consegue compartilhar o link do carrinho? Você pode fazer isso utilizando Cartman (inclusive com o próprio Cartman você consegue checar porque a promoção não foi aplicada).

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

@HigorDev essa ferramenta que a @KarinaMota mencionou é super útil pra testar as promos, mas de igual forma, depois que vc criar a promoção a VTEX ta demorando um tempinho consideravel pra indexar, e as vezes pode demorar uns 30 a 40 minutos pra promo começar a funcionar, não sei se vc esperou esse tempo ou se criou e já foi testar de imediato.

Oi @KarinaMota , claro!
segue link https://{{accountName}}.myvtex.com/checkout/cart/add/?sku=719471&qty=1&seller=1&sc=1
vi que no cartman não foi aplicado promoção no meu email.

1 Like

Oi @HigorDev acredito que o problema não esteja nem no formulário e nem no seu cadastro, chequei tudo por aqui e parece estar tudo ok!

Acredito que o problema esteja na utm cadastrada na promoção! Para essa promoção ser ativada ela precisa ser acessada pela seguinte Url:

https://{{account}}.myvtex.com/?utm_source={{utm_source}}

Isso porque nas configurações dela foi ativada a flag do campo “utm_source” ou que o cupom seja aplicado, caso você queira mais formações sobre esse campo, vou deixar aqui uma documentação que trata disso: O que são utm_source, utm_campaign e utm_medium

Criei um perfil para mim, apenas para teste (já apaguei ele, ok?) e me coloquei como colaboradora:

Ao checar o carrinho com o cupom o desconto funcionou normalmente:

Será que você poderia testar novamente?

1 Like

Boa tarde @KarinaMota , a promoção só entra se eu colocar o cupom desconto?
achei que ele verificava se era colaborador de acordo com o email ou cpf e entrava automatico.
att,

@HigorDev eu não vi as configurações da sua promoção, mas pelo que a @KarinaMota descreveu acima, eu entendi que vc ativou na configuração da sua promoção a flag de utm_source, dessa forma vai precisar ou do link com a UTM ou da aplicação do código do cupom de descontos no carrinho, além do cliente fazer parte do cluster colaboradores.

image

Para a não necessidade do cupom ou do link vc deve deixar ativado apenas a flag de cluster de clientes com as devidas configurações que vc já fez especificando o cluster.

image

Acredito que se vc tirar a flag do UTM_source, vá funcionar.

2 Likes

Boa tarde, @HigorDev é exatamente o que a @nat pontuou aqui em cima!

Conseguiu ajustar a sua promoção?

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

Boa tarde Pessoal,
tudo bem?
Após desmarcar o utm_source e manter o cluster de colaborador=true deu tudo certo!

Assim que informo o email do colaborador já entra o desconto em seguida.

Muito obrigado!

3 Likes

Que notícia boa @HigorDev !
Que bom que deu tudo certinho!
Abraço pra vc e boas vendas!