Como colocar campo personalizado no cadastro do cliente dentro do checkout?

Boa tarde!

Gostaria de colocar um campo personalizado no chekout, para captar data de aniversario, por exemplo, como devo proceder?

Tenho muito receio de criar entidades e campos no masterData, não tem muita documentação e quase sempre fico perdido ao fazer alguma modiicação..

Alguem pode me dar um HELP?

So gostaria de lembrar ao pessoal da Vtex que é obrigatório, na emissão de NFE a identidade (RG) do cliente e que isso não é solicitado no checkout ou no cadastro padrão.

Oi Danilo! Valeria uma nova postagem para o seu assunto, já que é diferente da questão inicialmente levantada aqui. =) Mas destaco que o RJ não é requisito, e sim o CPF. Abraços,

@Andrey Clemente​ eu acredito que no checkout isso não será possível. Pois o checkout possui um padrão e um fluxo predefinido, não há muita mobilidade neste módulo.

Mas na página de cadastro do cliente é possível realizar esta alteração. Você pode seguir o seguinte tutorial:

https://help.vtex.com/pt/faq/como-crio-um-campo-no-master-data

Acredito que o caminho seja criar alguma campanha incentivando o cliente a preencher este dado em troca de alguma recompensa.

Andrey, como disse o Mateus, de fato não temos uma customização direta para criar campos.

É uma implementação no front-end para gravar dados no Master Data ou mesmo no pedido (com campos tipo Custom Data).

Alterações no fluxo de compra são perigosíssimas para a taxa de conversão da sua loja.

Nossa sugestão é inserir estes campos personalizados com HTML e JS na página de pedido confirmado, exibindo um lightbox para completar dados antes do cliente ver os dados finais da compra, de modo que será natural que ele preencha os campos para fechar o pedido - mas que já está fechado.

Abraços!

@Andrey Clemente​ Já tive que fazer isso algumas vezes.

Se tiver mesmo que fazer vai ter que fazer via Js no checkout. O pessoal já deu um norte mas a dica que eu dou é validar tanto no AjaxStop quanto na "troca de url" são os dois eventos principais nessas etapas.

Outra dica é colocar a função dentro de um Try, pois assim evita que um erro nessa função prejudique todo o fluxo do checkout.

Você pode usar a estrutura HTML dos outros campos para o campo já ser inserido com estilo. Altera o ID e o restante é integrar essa funcionalidade ao masterdata.

Atento mais uma vez a necessidade de fazer muitos testes.

Obrigado pessoal! Eu acho melhor então manter como está então, é mais seguro, e sinceramente, melhor vender não é? rs

@Mateus Augusto Saggin​ , @caio martins​ , @Augusto Garrucho​

@Andrey Clemente​ Depende cara. Tudo depende do que isso pode trazer para a loja, se for bem feito não há problema. O que acontece é as vezes isso ser configurado por alguém com menos experiência (sem desmerecer ninguém) e acarretar em problemas.

A Vtex nunca recomenda fazer isso, mas ao mesmo tempo ela permite, pois sabe que se for bem feito não tem problema, mas ela não pode se responsabilizar por código de terceiros.