Como consigo obter uma lista dos arquivos do tipo Imagem no CMS? e Como consigo excluir uma lista deles?

Estou precisando ter obter uma lista dos arquivos do tipo imagem no CMS (File Manager) para que possa excluir alguns deles. Também preciso saber se algumas das API
e possível de excluir pelo File ID?

Bom dia, André!

Você pode exportar uma planilha com o link de todas as imagens no módulo Catálogo, no menu Importação e Exportação → na opção Exportar Imagens.

Caso você deseje baixar essas imagens, é possível fazer isso a partir dos links obtidos usando alguma ferramenta externa para download massivo.

Para excluir as imagens, você pode usar a API Delete SKU image file

1 Like

Acontece que na minha Lisa de Imagem não aparece qualquer imagem

Mas quando verifico no CMS temos diversas imagens que haviam sido enviadas anteriormente

Esse acúmulo ocorreu quando estávamos em fase de desenvolvimento e executamos o procedimento Manutenção de Base (Full Cleanup) | VTEX Help Center Em que os itens associados deveriam ter sido excluídos porém não aconteceu.

Oi @andre16!

Entendi o cenário… Essas imagens que acabaram ficando no CMS após o Full Cleanup geraram alguma consequência adicional na loja de vocês? Vocês observaram algum erro ou tiveram qualquer problema devido a isso?

Estou investigando internamente, mas infelizmente acredito que não exista uma forma de obter essa lista que você gostaria após a realização do Full Cleanup.

E como posso realizar a exclusão desses arquivos, levando em consideração o alto volume?

Bom dia, @andre16!

Vamos lá… Quanto as imagens permanecerem no CMS após o Full Cleanup: Esse é o comportamento esperado mesmo, entendo que não haja um aviso sobre isso na documentação e por esse motivo solicitamos uma revisão, entretanto muitos clientes acabam utilizando as mesmas imagens para fazer o recadastramento do catálogo.

Caso a permanência das imagens no CMS não esteja gerando algum erro adicional na sua loja, e eu acredito que esse seja o cenário, tendo em vista a análise que fiz de algumas outras lojas, a gente não recomenda a exclusão delas, ok?

Agora, caso você realmente queira apagar elas, não há uma maneira nativa de realizar essa exclusão em massa após o Full Cleanup, a única forma é através do botão disponível no admin:

Para agilizar o processo existe a possibilidade de criar um script de automação em Python para manipular o navegador e realizar a “exclusão manual” de forma automatizada, mas isso irá exigir algum conhecimento de programação do seu time.

Existe alguma forma de vincular o SKU as fotos via API?

Existe sim!

Através da API Create SKU file ou dependendo da situação através da API Update SKU file.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

Em ambas as API ele é realizado através de um Link Externo, existe forma vincular a Imagem que já está no CMS ao SKU?

Bom dia, @andre16!

Eu fiz um teste por aqui utilizando um link interno do CMS e funcionou normalmente, veja:

O ponto nesse caso, é que para utilizar um link interno eu já tinha o endereço dessa imagem, que pode ser obtido via exportação. Sendo assim, para que esse método funcione seria necessário que antes da realização do Full Cleanup você tivesse efetuado a exportação dos arquivos de imagens e suas respectivas URLs.