A Vtex é extremamente limitada nessa questão de transportadoras. Também estou com o mesmo problema e estamos buscando alternativas como a Intelipost
Tudo que for % do valor dos produtos cadastre na coluna de "PricePercent" da tabela de frete como percentual do valor a ser cobrado somado ao valor do frete.
Foi o que fiz, adicionei o percentual de seguro e gris na coluna "PricePercent".
O pedágio adicionei no "AbsoluteMoneyCost".
Porém os impostos ainda não sei como fazer. Vou me informar melhor sobre os impostos e talvez adicione no "PricePercent" também.
Também tenho interesse em saber como implementar transportadoras na VTEX. Mesmo os correios já é dificil fazer pois precisa gerar a planilha no formato VTEX que é único. e não adianta dizer que tem site pra gerar essas planilhas pois isso não é verdade. o site leva muito tempo pra gerar, não é confiável pois já vi não gerar diversos CEPs então precisaria ser algo mais fiel a propria planilha dos correios.
Olá!
Segue minha prática.
Pedágio: inclua no AbsoluteMoneyCost, somando ao valor da faixa.
Gris: inclua no PricePercent tudo que % do valor de venda. Caso haja GRIS mínimo, inserir na coluna MinimumValueInsurance e retirar o % do PricePercent.
Impostos: aplique o cálculo a todos os campos de preço e percentual seguindo a regra da matriz de ICMS. Por exemplo, se for 12%, divida o campo por 0,88, e arraste para todas as células. Os campos elegíveis para isto são AbsoluteMoneyCost, PricePercent, PriceByExtraWeight e MinimumValueInsurance.
Boa sorte!
Bruno Gomes
3corações Alimentos