Como fazer campo de pesquisa buscar palavras na descrição

Boa tarde amigos, tranquilo?

Como posso implementar através do VTEX IO uma funcionalidade que seja capaz de filtrar os resultados presentes também na descrição de um produto após uma pesquisa? Por padrão eu acredito que ele capture somente as palavras que estão no título, correto?

Exemplificando:

Na imagem acima pesquisei pelo termo ‘tear’ e ele filtrou os resultados de acordo com a minha pesquisa adequadamente.

Já acima, busquei pela palavra artesanal (que consta na descrição dos produtos) mas não retorna nenhum produto.

Poderiam me auxiliar com isso?

Sintam-se a vontade para sugerir outras ideias no mesmo sentido.

Oi @hnascx boa tarde.

Ainda não vi algum cenário onde a busca puxa termos da descrição do produto. A VTEX ´possui uma documentação que explica como funciona a BUSCA na plataforma e ela descreve que os elementos que podem ser buscáveis são:

Campos e pesos

Estes são os campos usados pelo algoritmo de busca e seus pesos para pontuação de produtos:

  • Nome do Produto: 2.8
  • Primeiro nome do produto: 2.5
  • Primeiro e segundo nome do produto: 1.2
  • Nome complemento do produto: 1.0
  • Palavras substitutas (produto e marca): 0.7
  • Especificações de produto (apenas para campos dos tipos texto indexado e texto longo indexado): 0.5

Portanto, se o termo que você quer buscar não estiver relacionado com nenhum dos componentes acima, dificilmente vai ser indexado para busca.

Você pode consultar mais informações aqui Como funciona a busca da VTEX

Se você estiver usando lojas VTEX IO, provavelmente você tem instalado o Intelligent Search. Veja como ele funciona aqui O que é VTEX Intelligent Search?

Minha sugestão: se você quer este termo buscável, basta colocar como palavra substituta. Acho que aí vai funcionar melhor.

OBSERVAÇÃO
Lembrando que tem todo o processo de indexação.

Espero que tenha ajudado.

At.te,
Estevão