Como filtrar campos do MasterData sem habilitar a opção filtro no painel

Olá,

Estou desenvolvendo uma aplicação que necessita filtrar alguns campos da tabela cliente no MasterData. O problema é que alguns desses campos não estão marcados como filtros por padrão e não seria interessante para o contexto da aplicação que esse filtro seja habilitado manualmente. Existe alguma maneira via API de realizar uma busca por um campo sem ter essa opção habilitada?

Caso não seja possível, existe alguma maneira de alterar propriedades de uma entidade via API, para habilitar esse campo como filtro automaticamente?

@Pablo Alexandre​ foi comentado sobre o MASTER DATA SCHEMA durante o VTEX DAY e talvez só consiga através dele, porém verifiquei a documentação e não vi nada sobre.

Mesmo se tivesse API não sei se funcionaria ativar e desativar essa opção de filtrar toda vez que for inserir um novo valor. O MD pode não performar como deveria.

Bom, estou curioso se vai existir alguma forma de fazer o que precisa :)

@Nathan Prestes​ Entendi. Tentei dar uma olhada na documentação sobre o Master Data Schema, mas sem sucesso também.

Sobre a API, minha ideia seria habilitar a propriedade de filtro na estrutura da entidade, de maneira que não precise ativar e desativar todo momento que inserir um novo valor. Precisaria desse campo habilitado como filtro (sem habilitar ele manualmente) para realizar consultas, sem necessidade de alteração dinâmica.

@Pablo Alexandre​ não entendi muito bem sua dúvida.

Você quer filtrar sem que a opção de filtrar esteja ativa?

Isso @Nathan Prestes​

No contexto da minha aplicação, necessitaria filtrar alguns campos sem que tenha que ativar eles manualmente. Minha dúvida é se tem alguma maneira de filtrar sem essa opção habilitada ou se existe alguma opção para habilitar a propriedade via API.