Como integrar preços por Política Comercial sem ativar Preços Fixos?

Como fazemos na integração do Price V2 para enviar um preço diferente para uma Política Comercial, porém sem que seja ativado como Preço Fixo? (Como devemos tratar isso no JSON enviado).

Pois temos o seguinte problema: fazemos a integração para diversos sellers, que é baseada em uma estrutura única para atender a todos. Fizemos a implementação do Pricing V2 na integração para um lojista que utiliza na VTEX os cálculos para definição dos preços por canal. Nisso o suporte da VTEX orientou a não enviar Preços Fixos, pois isto estava quebrando os cálculos do lojista. Porém agora estamos tendo problemas com um segundo lojista que gerencia os preços de cada Política Comercial no ERP, porque estamos enviando apenas o preço base. Precisamos levantar como enviar os preços por Política Comercial, mas sem ativar os preços fixos.

No aguardo,

Obrigado!

Olá Victor, tudo bem?

Vou tentar esclarecer alguns conceitos aqui.

O Preço Base é um preço único por SKU, compartilhado entre todas as Políticas Comerciais (que se baseia em custo e faixa de lucratividade).

No entanto, esse Preço Base pode ser alterado em modificações percentuais (+10%, -5%) para uma Política Comercial usando a feature de Regras de Preços por alguns critérios:

  • Para todos os produtos ou produtos determinada marca ou categoria
  • Com agendamento
  • Por faixa de lucratividade

Costumo pensar no Preço Base como um preço de fallback para quando não existe um Preço Fixo para uma Política Comercial.

Se você precisa ter preços nominais diferentes para cada Política Comercial, é necessário definir Preços Fixos (que estão atrelados a uma política comercial), não tem jeito.

O importante aqui é compreender que talvez cada cliente trabalhe de uma forma, e talvez não seja possível integrar exatamente da mesma maneira para dois clientes que usem o Pricing de formas diferentes, justamente porque sua lógica de precificação pode ser diferente.

No entanto, é possível usar a rota de PUT Prices https://api.vtex.com/{{account}}/pricing/prices/{{itemId}}) de maneira flexível, enviando apenas Preço Base no caso do Cliente 1, ou Preço Base + Preços Fixos no caso do Cliente 2

PUT Prices https://api.vtex.com/{{account}}/pricing/prices/{{itemId}})

Cliente sem preços fixos

{ "listPrice": 120, "costPrice": 50, "basePrice": 100 }

PUT Prices https://api.vtex.com/{{account}}/pricing/prices/{{itemId}})

Cliente com Preço Base + Preços Fixos​​

{ "listPrice": 120, "costPrice": 50, "basePrice": 100, "fixedPrices": [ { "tradePolicyId": "1", "value": 110, "listPrice": 120, "minQuantity": 1 }, { "tradePolicyId": "2", "value": 130, "listPrice": 130, "minQuantity": 1 } ] }

Assim, se for possível fazer um controle interno de quem deseja ou não usar Preços Fixos, é possível enviar os preços de maneira que faça mais sentido para cada caso, mesmo usando somente uma rota.

Abraço!

Muito obrigado, Cauli, pela ótima explicação!

Conseguimos entender e implementar a solução para o problema.

Abraço!