Como posso ordenar meus produtos de acordo com um critério de minha loja (Ex.: por cor)?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, vocês conseguirão entender sobre como funciona o sistema padrão de ordenação de produtos em uma loja VTEX, e como você pode alterá-lo de acordo com um critério próprio de seu negócio, como a ordenação por tamanho, cor, etc.

Antes de mais nada, gostaria de reforçar que a ordenação padrão no sistema da VTEX traz os produtos ordenados pela relevância que têm no site, ou seja, com prioridade para os mais vendidos e mais visitados, visitando a otimização das vendas na plataforma.

Então, não possuímos uma configuração nativa para ordenar seus produtos por cor, ou tamanho, mas existe uma alternativa que pode ser explorada utilizando o sistema de rankeamento de produtos por score em sua loja. Vou explicar como funciona, tá bem?

A opção nativa para ordenação de produto é feita através do SCORE. O “Score'', de acordo com o artigo "Como funciona o campo Score", é o valor utilizado para definir a prioridade na página de resultado de busca. Através desse campo, é possível definir a prioridade de alguns produtos em relação a outros, tanto na vitrine quanto na página de resultado de busca.

Contudo, a ordenação por Score não é ativada por padrão nas páginas de departamento, categoria ou marca. Nesses casos, o default da VTEX é ordenar os produtos por mais vendidos para aumentar a conversão, como mencionei anteriormente. Para ativar a ordenação por Score na vitrine, é necessário inserir o parâmetro de busca - ?O=OrderByScoreDESC - na respectiva pasta do CMS, que no seu caso seria a de departamento/categoria. Vou deixar aqui um passo a passo de como fazer:

No painel admin VTEX, vá em CMS > Layout e depois navegue nas pastas que aparecerão ao lado direito. Siga o caminhoCMS > Sites and Channels > {MundinhoDeSuaAccount} / > Departamento como na imagem abaixo (no exemplo eu usei uma loja teste “desafioonboarding28”. Neste caso, o “mundinho” representa o front dessa loja teste):

image host

Você também deve fazer isso para as pastas de Categoria ou qualquer outra página que contenha uma vitrine que você queira ordenar pelo score.

Clique no lápis edit​ para alterar as configurações desta pasta:

image host

Na janela de configurações, insira o parâmetro?O=OrderByScoreDESC​no campo Search Context (Default) e salve as configurações clicando no botão "Save Folder". Após salvar as configurações, pode demorar alguns minutos para que elas passem a ter efeito no seu website. Feito isso (para departamento e categoria) o ordenamento de score deve se tornar o padrão na suas páginas de departamento e categoria.

image host

Depois de realizadas as configurações no CMS nas vitrines de categoria e departamento, é preciso fazer o ajuste do valor do score na edição dos produtos. Como o score é algo relativo, eu indicaria que você atribuísse scores mais altos para os produtos que deseja ver em primeiro e valores menores para formar a ordem dos demais. Para isso, você pode realizar o processo no Admin mesmo ou por API que aceita alterações em massa utilizando o Runner.

Para que fique mais visual, segue campo de preenchimento de score de um de seus produtos:

image host

Caso quisessem realizar esse rankeamento por cor, poderiam determinar o score por grupo de SKUs de cada cor. Exemplo: se a cor vermelha viesse primeiro, seria necessário determinar os SKUs nesta cor com score 1 e, em seguida, os scores mais baixos para grupos de SKUs de outras cores.

Apenas a nível de complemento, trago mais um artigo que explica outros possíveis critérios de busca na loja caso seja de seu interesse: Ordenação de produtos. Assim como mencionado anteriormente, quando tratei sobre o cadastro do parâmetro​?O=OrderByScoreDESC no Search Context, os parâmetros abaixo podem ser utilizados caso façam mais sentido pra vocês e para o que intentam ao ordenar os produtos na vitrine:

image host

Espero ter ajudado, abraços!

3 Likes

Como seria essa operação para o VTEX io?

1 Like