Componentes dinâmicos no VTEX IO

Olá à todos.

Recentemente iniciamos o desenvolvimento de uma nova loja utilizando VTEX IO. Estamos vindo do Legacy e as coisas ainda são um pouco nebulosas para nós.

Temos o Site Editor ativo e estamos construindo uma página de faq utilizando o store theme + disclosure layout. Meus desenvolvedores criaram essa página de FAQ, mas meu operador do ecommerce não consegue adicionar novos items dentro da página.

É possível criar um disclosure sendo um componente dinâmico? Por exemplo, meu operador do ecomm entrar no painel de admin > site editor e adicionar mais uma questão no FAQ? Ou seria necessário fazer integração com master data, utilizar algum plugin, etc?

Agradeço de antemão.

Olá @Trackdev

Em outras lojas que observei, a página de FAQ é geralmente criada utilizando um simples bloco Rich Text. Com este tipo de implementação, qualquer agente com acesso ao Site Editor poderia abrir o Rich Text em questão e alterar seu conteúdo para adicionar uma nova pergunta. Também é comum separar a página em vários blocos Rich Text e colocar entre eles outro bloco que pode ser referenciado, para que o usuário possa ser direcionado para um dado tópico. Você tem como objetivo algum cenário mais específico?

Eduardo Luciano
Field Software Engineer | VTEX

Olá @eduardo.luciano,

Por conta do layout ser em accordeons e dividido por seções, estamos criando basicamente um flex row com 3 colunas e cada uma das colunas com categorias de dúvidas. As dúvidas ficam dentro de um accordeon que é o próprio disclosure layout que a VTEX oferece.

Nossa ideia era meio que ter um disclosure dinâmico, onde meu operador de ecomm pudesse pelo Site Builder adicionar mais um disclosure, editar seu titulo (que é a pergunta do faq) e seu texto interno com a resposta. Quando criamos esses blocks na mão, eles permanecem fixos lá, não tendo a possibilidade de adicionar um novo ou remover um antigo.

Nosso código está praticamente igual ao da documentação: Disclosure Layout<!-- --> by <!-- -->vtex

Oi @Trackdev !

Não tenho conhecimento de uma forma para fazer o que deseja nativamente, então fui atrás de informações do meu lado! Infelizmente o time responsável por este componente confirmou que no momento não há uma forma de fazer isso, mas concordaram que seria uma ferramenta útil, então é possível que seja adicionado ao roadmap de melhorias para o futuro.

Pelo que encontrei, a única forma de fazer isso seria com um componente customizado, e não o Disclosure Layout.

1 Like