Considerar o desconto na formula para o cálculo da taxa para fins de cálculo do IPI

Hoje utilizamos a formula da taxa “((total + freight) * 0.0325)” para fins de cálculo de impostos IPI, porém, como o desconto é incondicional, o valor do desconto deverá ser deduzido da base do imposto de IPI ou seja, o valor da base deverá ser sobre o liquido e não sobre o bruto. Sendo assim, gostaria de saber se existe alguma variável a qual eu posso utilizar na formula. Na documentação da vTex eu encontrei esta formula “((total + shipping) * 0.0325)” que atenderia nossas necessidades, porém, ao aplicá-la ocorre erro no momento de salvar a taxa.

Oi Radames!

Estamos revisitando alguns tópicos que ficaram sem resposta e acabei encontrando o seu, de fato shipping não é uma variável que possa ser aplicada nesse tipo de fórmula, tendo em vista a nossa documentação:

Uma outra opção que talvez possa te atender seria criar uma taxa, vou deixar aqui a nossa documentação que explica como funciona esse módulo e suas opções de cálculo:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

1 Like

@KarinaMota Oi Karina, tudo bem?

Não ficou muito claro como poderia resolver o problema.

Estou com um caso parecido e gostaria de entender como resolver.

Algo como ((total - discount) + freight), resolveria. Mas sabemos que não é possível.

Olá @joao.victor, bom dia!

Não consegui compreender a sua dúvida, qual seria a fórmula que você precisaria aplicar? O que seria a variável discount? Infelizmente essa variável não existe para fins de cálculo de taxas e promoções. :thinking:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

Basicamente, precisamos que a taxa leve em consideração os descontos aplicados no carrinho.

Hoje não está considerando e aparentemente isso não é possível, mas você diz no card que existe uma opção que possa atender criando uma taxa.

Por exemplo,
Pedido VTEX com informe de cupom de desconto

Valor Integral = 3 X 53,22 = 159,66 Valor Integral = 3 X 53,22 = 159,66

Cupom de desconto de 10,0% = -15,96

Valor com Desconto = 3 X 47,90 = 143,70

Taxa de Entrega = 14,39 Taxa de Entrega = 14,39

((total + freight) \ *0.05) => (159,66 + 14,39) * 0,05 => 174,05 \ *0,05 => 8.7025 ((total + freight) * 0.05) => (159,66 + 14,39) \ *0,05 => 174,05 * 0,05 => 8.7025

O que deveria ocorrer:

(((total - discount) + freight) \ *0.05) => ((159,66 - 15,96) + 14,49) * 0,05 => (143,70 + 14,49 ) \ *0,05 => 158,09 * 0,05 => 7,9045

Oi @joao.victor infelizmente a resposta que tenho para você não é muito boa, nós temos uma KI atrelada esse cenário, vou deixar o link dela aqui:

Em cenários mais complexos, geralmente os clientes verificam com a plataforma de ERP se é possível inserir um middleware para aplicação de impostos ou buscam alguma solução parceira.

Infelizmente não existe uma maneira de contornar nativamente esse problema. Uma solução que seria trabalhosa, mas poderia funcionar, seria criar uma taxa para cada tipo de promoção, mas não sei seria aplicável isso a sua loja especificamente, entende? Isso porque vai depender muitos dos tipos de promoção que você possui na sua loja e quantidade delas.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX