Divergência estoque VTEX x ERP

Prezados (as),
Estamos com uma situação que está causando divergência de estoque:

Assim que o pedido é aprovado a VTEX faz a Reserva no campo Enviados (conforme documentação);

E assim que chega no ERP a mesma Reservar é efetuada (conforme documentação);

Ou seja, Reserva na VTEX e Reserva no ERP, quando mandamos atualização de estoque ficamos com menos produtos do que realmente temos.

Ex.:

Tenho 2 Unidades de um Produto X;

VTEX faz a Reserva de 1, sobra 1;

O ERP faz a Reserva de 1, sobra1;

Quando enviamos essa sobra de 1 e VTEX continua com essa Reserva de 1, e meu saldo será 0;

Olá, tudo bem?

O ideal seria enviar a sobra de 1 quando o pedido estiver nos status “preparando entrega” ou “faturado”. Consegue verificar em qual status os pedidos estão quando o ERP envia a atualização?

Outra validação a ser feita é se estão enviando a data na requisição (dateUtcOnBalanceSystem) pois pode ter alguma diferença de fuso horário.

1 Like

Boa Tarde,

Acredito que você já se respondeu explicando o problema, como a plataforma da VTEX se torna passiva em meio a integração, o que você deve configurar no seu ERP é que ele dê baixa no estoque apenas quando o pedido for faturado.

E como eu estava escrevendo essa resposta ao mesmo tempo do Saito que respondeu acima, acredito que se for utilizar a estratégia de reenviar a sobra, indico ser feita após faturado mesmo.

Você pode validar qual caminho é melhor seguir!

2 Likes

Leidiane,
Mas tenho outros Canais de Vendas (integrados ao ERP), que resultam em movimentações de estoque, e deixar para atualizar apenas quando for faturado irá causar divergências também, principalmente aos finais de semana que não faturamos nada.

Saito,
No “Faturado” não dá, tenho outros Canais de Vendas (integrados ao ERP), que resultam em movimentações de estoque, e deixar para atualizar apenas quando for Faturado irá causar divergências também, principalmente aos finais de semana que não faturamos nada.
E a questão não é apenas enviar, até estamos enviando (vou confirmar em que momento)…porém, a “Reserva” não cai, o que resulta na diferença.

Olá!

Veja se estão enviando no status “Pronto para manuseio” ou algum anterior. A reserva na VTEX só “caí” se o status estiver em “Preparando Entrega” ou posterior.

1 Like

Pessoal, nos deparamos com outra situação, podem ajudar?

Nosso ERP ao fazer atualização de estoque no dia seguinte ao pedido está retirando a reserva de estoque, antes mesmo de faturar, e como consequência causando divergência de estoque.
Segue questionamento deles:

Realizamos os testes para verificar o motivo da reserva ser derrubada no dia posterior a data da venda com o produto. Em nossos testes, identificamos que o problema ainda está relacionado com essa data “dateUtcOnBalanceSystem”.

O que ocorre é o seguinte:

No momento da requisição, podemos preencher essa data com duas formas:

Enviamos preenchida, com data e horário do momento em que a tarefa executar a atualização de estoque na plataforma.
Enviamos como null, para que a própria VTEX faça o preenchimento da data no momento em que recebe a requisição.

O problema está no preenchimento da data:

Quando a requisição é enviada, se ela receber a data e hora do dia atual, e o produto estiver na fila de atualização de estoque, toda e qualquer reserva do “Enviados” é derrubada na plataforma.

Dessa forma, não sabemos exatamente como prosseguir, pois o problema sempre existirá se preenchermos a data com a data atual ou mandarmos como null, que assumirá a data da requisição.

Olá time! Vamos lá… Checando a nossa documentação sobre a API Update inventory by SKU and warehouse temos o seguinte cenário:

Sendo assim, eu entendo que vocês precisariam preencher esse campo com uma data futura para que esse problema não acontecesse mais. Será que vocês poderiam realizar um teste por aí dessa forma e me dizer se funcionou conforme o esperado?

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

Karina,

A data já é “futura”, uma vez que a retirada da reserva ocorre somente no dia seguinte a data da criação do pedido, e já tentamos fazer D+1 e ainda assim a reserva “caí”.

Única forma que encontramos de não derrubar a reserva foi enviar com data retroativa, nos testes fizemos D-7, mas precisamos entender se essa é forma correta ou existe outra forma? Afinal não sabemos qual a importância dessa data.

Bom dia, @cpd!

Peço desculpas pela demora, mas acabei acionando internamente o time responsável pelo módulo para verificar a resposta deles para essa questão.

Vamos lá… Basicamente o que ocorre é que o campo dateUtcOnBalanceSystem não foi criado para o propósito que vocês precisam, isso porque qualquer atualização com data atual ou futura no estoque irá derrubar a reserva, já que o propósito desse campo é dizer em que momento a quantidade do item deve ser alterada.

Por isso que quando vocês inserem uma data no passado a reserva não cai, porque é como se a reserva ainda não existisse nesta data passada que o estoque foi atualizado.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

@KarinaMota , bom dia!

Ainda que o campo não tenha esse propósito é um campo obrigatório, logo precisamos enviá-lo, se não for com a data no passado, qual seria a forma “correta” para que reserva na caia?

Bom dia! Tudo bem por aí?

Então para que o fluxo funcione corretamente é necessário que o pedido seja faturado antes de realizar a atualização de estoque.

Isso é citado na nossa documentação:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX