Dúvida em sitemap de categorias

Oi pessoal,

atualmente ao acessar /sitemap.xml dispomos dos seguintes:

/sitemap-departamentos.xml

/sitemap-marcas.xml

/sitemap-produtos-#.xml

e abaixo os respectivos sitemaps de categorias no formato /sitemap-categoria-ID-nomedacategoria.xml

Dúvida

Ao acessar /sitemap-departamentos.xml verá uma lista de todos os departamentos, em uma estrutura como essa abaixo:

<url> <loc> http://www.loja.com.br/departamento </loc> <lastmod>2017-07-17</lastmod> <changefreq>weekly</changefreq> <priority>0.6</priority> </url>

É possível, de alguma forma, editar para que exista um sitemap específico desse departamento, acessível no endereço http://www.loja.com.br/departamento.xml?

Cheguei a testar o endereço o endereço /sitemap-categorias.xml, em referência a um post (https://goo.gl/e8G8c7) na antiga comunidade, porém isto resultou em erro

This page contains the following errors: error on line 1 at column 39: Extra content at the end of the document Below is a rendering of the page up to the first error.

Desde já, agradeço

@Eduardo Gomes​ só para eu entender, porque a necessidade de editar o XML criado de forma dinâmica? Qual a sua necessidade?

@Eduardo Gomes também não entendi o objetivo. Explica pra nós ai grande Eduardo :D

Fala @Mateus Augusto Saggin​ e @Nathan Prestes​! Obrigado pelo retorno.

O problema atual é o seguinte: temos uma loja com uma extensa árvore, e o Google está indexando uma parcela das URLs. Estamos buscando ter uma maior profundidade de indexação. Acredito que, se tivéssemos essa possibilidade como mencionei acima, ajudaria na indexação. De qualquer forma, se tiverem sugestões, agradeço! Obrigado

@Eduardo Gomes​ Para resolver isso(apenas de ainda não fazer sentido para mim excluir páginas da indexação, afinal na teoria quanto mais página indexada é melhor) você tem uma área dentro de ECOMMERCE > Configurações > SEO > ROBOTS.txt onde você pode informar aos buscadores de não indexar determinada página.

Para entender mais sobre o ROBOTS, aconselho a leitura:

http://www.seomarketing.com.br/robots.txt.php

@Nathan Prestes​ Valeu pela dica, Nathan! Na verdade não pretendemos excluir páginas da indexação, mas sim tornar o XML mais "profundo". Por exemplo, acesse o /sitemap-departamentos.xml de uma loja. Nesta página são listadas as URLs "finais" dos departamentos, por exemplo, /pintura. Seria ótimo se tivéssemos um nível a mais, ou seja, se houvesse um /pintura.xml em que fossem listadas todas as categorias dentro deste departamento.

@Eduardo Gomes​ mas isso é gerado... segue um exemplo de um cliente meu:

xml

@Eduardo Gomes não sei qual a limitação da VTEX quando a isso. Eu acredito que não é possível, pois nesta questão de XML as variáveis são bem restritas. O que talvez seja necessário é a criação deste XML na unha e então adicionar através do robots.

Mas no meu ponto de vista isso não ira influenciar muito na visão dos buscadores. Pois, ele irá indexar estas páginas da mesma forma.