Dúvida sobre modelo de atribuição adotado pela Vtex

Olá,

Há pouco tempo atrás decidi comparar dados das vendas do meu site entre a plataforma de Analytics do Google (GA) e a plataforma de Analytics da Vtex.

Em certo caso, percebi que uma venda em específico estava tendo informações diferentes nas duas plataformas em relação a atribuição de origem|mídia que foi dada a venda.

No GA, a venda era atribuída a uma campanha paga do google (Google|cpc). No entanto, observando a mesma venda na plataforma da Vtex, percebi que lá mostrava que foi atribuído a Rakuten.

Ao analisar, através do Google Analytics, o caminho que o usuário fez até comprar o produto percebemos o seguinte fluxo:

  • No dia X, o usuário entrou no site às 13h05 através da Rakuten e saiu às 13h48 sem comprar nada.
  • Ainda no dia X, o usuário voltou para o site às 15h34, mas dessa vez pela campanha do Google cpc, comprou o produto e saiu às 15h48.

A partir disso, o GA, como dito antes, atribuiu a venda ao Google cpc, enquanto a Vtex atribuiu a compra a Rakuten.

Tive dificuldades em achar alguma documentação que me explicasse com mais detalhes técnicos o modelo de atribuição adotado pela Vtex e como a plataforma lida com casos como esse para atribuir a compra a uma origem|mídia.

Alguém poderia me ajudar com isso?

Agradeço desde já.

Interessante a discussão, vou acompanhar

Já tive um problema similar, minha análise veio pelo relatório de "Desempenho de Vendas", filtrando por origem/midia para uma venda "grande" que tivemos.

Pelo GA, o modelo default é o last click, e apontava como uma venda do Adwords e na Vtex, apontava como venda da AKNA (tageamento por utm).

Percebi que a Vtex ficou com a sessão que o usuário veio por utm e o GA pela sessão do last click do gclid da campanha do Adwords.

Basicamente a navegação era assim:

Direct > AKNA > Adwords

Neste caso, eu centralizo minhas análises pela atribuição do GA e vejo os modelos de atribuição para vendas "grandes" que temos e acabo por desconsiderar esse report da Vtex.

Espero ter contribuído com algo.