Dúvidas Frequentes: Como integrar o meu ERP com a VTEX?

Certifique-se de ter lido nosso Guia de primeiros passos e de ter criado o appKey e o appToken para o sistema que deseja integrar com a VTEX. Para lojas hospedadas no Seller Portal ou Admin v4, você pode encontrar a página Chaves do aplicativo clicando no avatar do seu perfil , que está marcado com a inicial do seu e-mail, e indo em Configurações da conta > Chaves de aplicação.

Para uma integração completa de backoffice, você deve utilizar nossas APIs para enviar seus Produtos, Preços e Estoque para a VTEX e para receber seus Pedidos da VTEX.

Para fornecer mais detalhes sobre esse fluxo de dados, esta visão geral é dividida na configuração inicial e no fluxo de integração contínuo.

Configuração inicial

Para colocar sua integração em funcionamento, você precisa executar algumas etapas de configuração e, em seguida, configurar o middleware que irá lidar com o fluxo contínuo. Veja as etapas abaixo.

As informações sobre cada uma dessas subetapas pode ser acessada na documentação completa presente no Developer Portal da VTEX.

:warning: Observe que algumas dessas etapas também são usadas na integração contínua. Por exemplo, o cadastro de produtos e estoques.

Importar dados do cliente

Ao implementar um projeto de comércio eletrônico, pode ser necessário importar dados de clientes de outros sistemas, como aplicativos de Customer Relationship Management (CRM).

Diferentemente dos processos mostrados na imagem acima, esta importação não requer uma ordem específica em relação aos demais processos.

Consulte o guia Importar integração de dados do cliente para saber como realizar esse processo usando o Master Data v2.

Configuração de middleware

image

As informações sobre cada uma dessas subetapas pode ser acessada na documentação completa presente no Developer Portal da VTEX.

Após a configuração, você deve configurar seu middleware para poder enviar e receber informações da VTEX de acordo com eventos da rotina de sua operação.

Existem diversas formas de fazer isso e a equipe técnica da sua loja deve decidir quais processos atendem às suas necessidades. As soluções podem ser divididas em dois grupos principais:

  • Plataformas de integração: empresas terceirizadas de Platform as a Service cujo produto permite criar integrações VTEX com mínimo esforço de desenvolvimento.

  • Desenvolvimento interno: ao escolher esse caminho, tenha em mente que você não deve apenas construir o software, mas manter a integração contínua. Por exemplo, o middleware deve ser capaz de lidar com problemas de escalabilidade que surgem com picos de vendas, como os que podem ocorrer em um evento de Black Friday.

Fluxo contínuo de middleware

Depois de configurar sua loja e configurar o middleware, o fluxo geral de informações será mais ou menos assim:

Cada uma das solicitações ou processos representados pelas setas no diagrama acima é acionado por um evento diferente na operação diária de um comércio eletrônico.

Você pode ver mais detalhes sobre operações como:

  • Enviar atualizações de produtos
  • Enviar atualizações de preços
  • Receber notificação de fluxo de pedidos
  • Enviar informações de faturamento

Na nossa documentação completa presente no Developer Portal da VTEX.

1 Like