Dúvidas Frequentes: Como saber se meu site está apontado para a VTEX?

Dúvida recorrente entre nossos clientes, que pode gerar grandes impactos nas vendas, este tópico tem por objetivo fornecer uma forma simples de checar se o seu domínio está apontando corretamente para a VTEX.

Cabe aqui ressaltar que as configurações de apontamento DNS e redirecionamento deverão ser feitas diretamente no serviço de hospedagem, e por esse motivo não é possível visualizas essas informações diretamente no admin da nossa plataforma.

Entretanto, é possível usar uma ferramenta externa gratuita, como o site DigWebInterface, para conferir os apontamentos:

Observação: essa não é uma ferramenta da plataforma VTEX, é apenas uma ferramenta gratuita que pode ser utilizada para checar apontamentos de domínio

                    https://www.digwebinterface.com/

Basta inserir o domínio na caixa superior à esquerda, clicar em “Fix” para ajustar o endereço colocado ao padrão da plataforma (isso porque o Digweb não aceita “https://”, mas ele mesmo é capaz de realizar essa correção) e em seguida clicar em “Dig”:

A primeira linha do resultado indica o apontamento feito para o domínio. Se a primeira linha estiver escrito CNAME e o endereço à direita for exatamente no formato apontado a seguir, o seu domínio está corretamente apontado para a VTEX:

                         {{domínio}}.cdn.vtex.com

Abaixo deixo um exemplo de site real apontado corretamente para a VTEX:

Na nossa documentação temos alguns outros exemplos de formatos dependendo das suas características de domínio e subdomínio:

Endereço da loja: www.site.com.br
  - Entrada (subdomínio): www
  - Tipo: CNAME
  - Destino: www.site.com.br.cdn.vtex.com
Endereço da loja: loja.minhaempresa.com
  - Entrada (subdomínio): loja
  - Tipo: CNAME
  - Destino: loja.minhaempresa.com.cdn.vtex.com

Observações importantes:

1. Se algum de seus domínios estiver apontado para o IP 52.8.174.221, foi provavelmente configurado um redirecionamento usando a ferramenta Direcionar conforme indicado na documentação (que apesar de ser apresentado na nossa documentação não é um serviço VTEX) Redirecionamento de outros endereços | VTEX Help Center

2. Caso a sua loja utilize algum serviço de Proxy Reverso não será possível checar o seu apontamento conforme as orientações deste tópico.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se a vontade para perguntar por aqui, ou para abrir um novo tópico referenciando esse! :hugs:


Colaboração para a construção deste tópico: @CarolPossi

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

1 Like