Dúvidas Frequentes: Como verificar se os recebedores do Split de Pagamento estão corretos?

Este tópico visa fomentar o conhecimento na nossa comunidade, principalmente no que tange ao módulo de pagamentos e mais especificamente sobre como funciona o Split de Recebíveis.

Entretanto, antes de dar seguimento na abordagem do assunto principal deste tópico, é importante deixar aqui a nossa documentação que fala sobre esse assunto:

E, ressaltar que o que abordaremos aqui se trata do Split de Recebíveis, e não do Split de Transação. Basicamente o uso de um ou outro é uma escolha do Seller e é feita no momento do cadastro do afiliado através da flag “Usar meu meio de pagamento”:

Sendo assim temos dois cenários possíveis:

  • Quando a flag está ativa ocorre o Split de Transação (o pagamento é processado no Seller);
  • Quando essa flag não está ativa ocorre então o Split de Recebíveis (o pagamento é processado no Marketplace).

Nesse tópico vamos abordar mais especificamente como verificar os recebedores do Split de Recebíveis. O primeiro passo para fazer essa verificação é checar os logs da transação referente a algum pedido onde o Split ocorra, nele será necessário checar os “recipients”:

Dentro do campo “recipients”, será possível checar os dados do “marketplace” e do “seller”, como sublinhado na imagem acima.

Como conferir de onde vem esses dados dentro da minha plataforma VTEX?

Para o “marketplace” temos então que o “id” é o {{accountName}} da conta na plataforma VTEX, e os campos “name”, “documentType” e “document” enviados na transação são os mesmos cadastrados na página da conta:

https://{{accountName}}.myvtex.com/admin/account/

Já os dados do “seller” e os dados referentes ao comissionamento, devem ser os mesmos cadastrados no Gerenciamento de Sellers, aqui cabe ressaltar que o preenchimento desses campos é obrigatório para que os dados sejam enviados corretamente na transação:

Observações importantes:

Cabe ressaltar que a conexão de pagamento entre VTEX e gateways de pagamentos são desenvolvidas pelos próprios gateways, na função de parceiros VTEX, e logo todos os passos de processamento de pagamento, incluindo nisso o processo de criação de recebedores para o Split de Pagamentos, é feito no próprio gateway ou em sua integração. O nível de visibilidade que a VTEX tem, neste processo, é aquele que esteja englobado em nosso Payment Provider Protocol, em particular a informação enviada e recebida por nossas APIs.

É importante ressaltar que, o único passo de responsabilidade da VTEX, no processo de criação de recebedores, é o envio de id do seller, id do marketplace e o CNPJ de ambos, enviados no momento de captura e/ou finalização do pedido (Settlement) no campo “recipients”. Todo o resto deste processo, seja ele criação ou atualização destes recebedores conforme configurados no gateway de pagamentos, é feito fora do ambiente VTEX.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para perguntar por aqui! :smiling_face:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

3 Likes