Dúvidas Frequentes: É possível regionalizar sellers que não são White-label?

Esse tópico tem como objetivo explicar se é possível dentro da VTEX fazer a regionalização de sellers considerados não White-label, ou sellers comuns.

Para entender mais sobre o processo de regionalização e a classificação dos tipos de sellers recomendo as seguintes documentações abaixo:

:warning: Um disclaimer importante, antes de qualquer orientação, é que o comportamento esperado e padrão da VTEX é somente regionalizar os sellers white labels (sellerType=2).

Contudo, existem formas, através de customizações, de se regionalizar os demais sellers do type 1 (comuns) para que o cliente, ao informar seu CEP, veja produtos somente dos sellers aptos a entregar naquela localidade.

Em resumo, o processo de regionalização pode ser dividido em duas etapas: primeiro, o cálculo e geração da lista de sellers aptos a entregar em uma região, que é realizado pelo CHK a partir do momento no qual o cliente final informa seu CEP e em segundo a inserção do regionID (ID que representa a lista desses sellers) no contexto de busca da loja, para que somente os itens dos sellers que constam na lista gerada pelo CHK sejam retornados no fluxo de compra.

No que se refere a geração do regionId pelo Checkout, esse módulo já está pronto para gerar a lista de sellers aptos a entregar em uma região considerando sellers comuns. Isso pode ser manipulado ao usar o parâmetro de desiredSellerType. Esse parâmetro pode assumir 3 valores:

  1. Default: Ao usar esse valor no parâmetro são retornados no region apenas os sellers comuns
  2. All: Retorna tanto sellers normais + WLs (mas gera dois regionIds diferentes, um pro retorno dos normais e outro pros WLs)
  3. Whitelabels: Retorna apenas os sellers white labels - Esse é o padrão esperado da VTEX, é esse regionId retornado com esse parâmetro que fica armazenado dentro do cookie de vtex_segment ao fazermos a regionalização nativa.

Para gerarmos o regionId podemos usar a seguinte API abaixo:

https://{{accountName}}.{{environment}}.com.br/api/checkout/pub/regions?country=BRA&postalCode={{CEP}}

O parâmetro desiredSellerType é adicionado ao final desse endpoint, que ficaria da seguinte forma:

https://{{accountName}}.{{environment}}.com.br/api/checkout/pub/regions?country=BRA&postalCode={{CEP}}&desiredSellerType={{value}}

Note que para conseguir utilizar essa regionalização de sellers regulares no fluxo de compra, nas Home, PLPs, PDPs, etc. é necessária uma customização na lógica de Search da loja, pois por default, o Search da VTEX somente considera sellers White-label.

Essa customização deve forçar na query de produtos os sellers retornados na lista do regionId, com o parâmetro informado, de acordo com o tipo de seller desejado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para perguntar por aqui! Será um prazer respondê-lo e ajudá-lo!

2 Likes