Dúvidas Frequentes: Mensagem indesejada no footer do site, como retirar?

Existe uma mensagem padrão que aparece em algumas lojas, sempre na parte de baixo do site (footer) e objetivo desse tópico é auxiliá-los na remoção dessa mensagem.

Caso a seguinte mensagem apareça no footer do seu site:

// The outer self-invoking function serves to encapsulate the logic // and avoid polluting the global namespace with the intermediate variables used in the script.

Muito provavelmente ela foi inserida ali ao longo da instalação do GTM na sua loja.

A VTEX disponibiliza um container file para instalação do Google Tag Manager para seus clientes, e nele, há algumas instruções a serem seguidas.

Essa mensagem é, na verdade, uma instrução, que não foi seguida, e, portanto, ela passa a aparece no footer dos sites:

Para validar se ela de fato veio da instalação do GTM, você pode utilizar a ferramenta Devtools. Para abrir o DevTools , clique com o botão direito do mouse na página e selecione a opção Inspecionar. Outra opção é pressionar Command + Option + C (Mac) ou utilizar a tecla F12 (Windows). Após isso, essa tela aparecerá:

E então você deverá ir para aba Network, e buscar na parte de baixo a ferramenta Network Request Blocking:

Nessa ferramenta você deverá inserir as requests que deseja bloquear. No caso, como queremos validar se a mensagem vem mesmo da instalação do GTM, bloqueamos todas as requests dele. Para isso, basta escrever *gtm*, e então ativar o bloqueio de requests e assinalar a opção que você acabou de escrever:

Depois basta recarregar a página, e ver se a mensagem some. Caso ela suma, de fato ela está vindo da instalação do GTM, e para que ela suma definitivamente, basta acessar o container file que foi instalado e editar o valor da variável:

Esse texto deveria ser um comentário com instruções apenas, deixar o campo value com texto vazio não deve apresentar prejuízos.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para perguntar por aqui!

ATENÇÃO: Após a ocorrência frequente deste cenário a nossa documentação que possui o container file para instalação do GTM já foi ajustada e não conta mais com essa mensagem. Esse tutorial fica aqui disponível para eventuais casos de clientes que baixaram o container file antes da atualização.

Amanda Jatobá
Field Software Engineer | VTEX

3 Likes