Dúvidas Frequentes: Por que meu site funciona ao acessar {site}.com mas não ao acessar https://{site}.com?

Dúvidas como essa são frequentes nos chamados, por esse motivo, este tópico tem por objetivo explicar como funciona o redirecionamento.

Sendo assim, se a sua loja está funcionando normalmente em um dos endereços cadastrados na VTEX, mas não em outro, há grandes chances de ser um problema de redirecionamento.

Normalmente casos atrelados a redirecionamento geram dúvidas como as apresentadas a seguir:

  • Por que meu site funciona ao acessar http://{site}.com, mas não https://{site}.com?
  • Minha loja não funciona no endereço {site}.com, mas abre no endereço www.{site}.com
  • Meu site não funciona com HTTPS
  • Meu site não redireciona para www.{site}.com

O que ocorre é que muitos de nossos clientes fazem o redirecionamento do subdomínio {site}.com (sem o www) utilizando o serviço externo Direcionar conforme menciona nossa documentação Redirecionamento de outros endereços | VTEX Help Center

Entretanto, é importante ressaltar que a nossa documentação também possui um aviso, sobre o funcionamento desse redirecionamento com HTTPS:

direcionar_help

Existem outras formas de realizar esse redirecionamento, seguindo a nossa documentação Redirecionamento de outros endereços | VTEX Help Center.

É muito importante que a loja possua apenas um único domínio apontado para a VTEX, que chamamos de “domínio principal”, normalmente ele é caracterizado pela seguinte estrutura:

                              www.{{site}}.com.br

Mas dependendo de como você deseja que seja o seu domínio final, também pode ser caracterizado por outras estruturas como:

                              www.{{site}}.com
                              loja.{{site}}.com.br
                              store.{{site}}.com

Este é o domínio é apontado para VTEX através do apontamento de DNS, e é o único que terá a geração e renovação automática do certificado SSL.

Para outros domínios/subdomínios, como {site}.com.br (sem o www), a orientação é que estes não sejam apontados diretamente, mas que sejam redirecionados para o domínio considerado principal:

                              www.{{site}}.com.br

Sendo assim, para esses outros domínios, não são emitidos certificados SSL, por isso que ao acessá-los o protocolo utilizado é o HTTP.

Considerando que: é necessário redirecionar subdomínios para o principal , e para estes subdomínios não há emissão de certificado SSL

Confira o fluxograma abaixo que ilustra como fica a relação entre domínios, protocolos e certificados, utilizando Direcionar como ferramenta de redirecionamento:

Cabe ressaltar que a nossa documentação possui ainda um material completo com as Melhores práticas para acessar a loja sem www | VTEX Help Center

Caso a sua loja queira que o subdomínio tenha protocolo HTTPS, será necessário adquirir um certificado SSL externo e garantir a pela renovação do mesmo (lembrando que a VTEX só emite e renova o certificado SSL para o domínio principal, apontado para nós conforme a documentação Realizar apontamento de DNS | VTEX Help Center).

Importante mencionar que, caso escolha seguir por esse caminho:

  • Não será possível utilizar a ferramenta Direcionar para redirecionamento, pois esta não funciona com protocolo HTTPS
  • Para realizar o redirecionamento, deverá utilizar outro método compatível como HTTPS, como htaccess

Desta forma, a documentação Redirecionamento de outros endereços | VTEX Help Center, faz a indicação de se obter e instalar o certificado num servidor que a própria equipe da loja gerencie, desta forma será necessário configurar por lá o redirecionamento para o endereço principal:

Referências:

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se a vontade para perguntar por aqui, ou para abrir um novo tópico referenciando esse! :smile:


Colaboração para a construção deste tópico: @CarolPossi

2 Likes